
6 livros curtos para desconectar do celular e encontrar paz no dia a dia. Confira!
Livros curtos que oferecem reflexão, acolhimento e pausa em meio à rotina. Leituras ideais para desacelerar e se reconectar
No meio da rotina acelerada, os livros curtos emergem como uma excelente alternativa para quem deseja reduzir o uso do celular e encontrar momentos de tranquilidade. Essas obras conseguem, com poucas páginas, fomentar reflexões sobre a vida, os sentimentos e o tempo que temos — ou deixamos escapar.
Desse modo, escolher uma dessas obras pode ser o primeiro passo para sair do piloto automático. Mais do que preencher o tempo livre, os livros curtos proporcionam espaços de escuta, pausa e reencontro.
Livros curtos que substituem o celular por momentos de introspecção, pausa e reencontro consigo mesmo
‘Ainda estou aqui’ – Marcelo Rubens Paiva

Esta obra mistura memórias íntimas com um dos períodos mais sombrios da história do Brasil. No livro, Marcelo Rubens Paiva narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, e as consequências do desaparecimento de seu pai durante a ditadura militar.
Com sensibilidade e firmeza, o autor constrói um relato tocante, que equilibra emoção e crítica social. A força da narrativa foi tão marcante que inspirou um filme premiado com o Oscar, reforçando ainda mais o impacto da história contada.
LEIA MAIS: Como recomeçar a vida do zero? Conheça 5 ações simples e práticas!
‘O peso do pássaro morto’ – Aline Bei

A leitura acompanha a vida de uma mulher dos 8 aos 52 anos. A linguagem fragmentada e poética guia o leitor por perdas e tentativas de reconstrução, resultando em uma experiência intensa e delicada.
‘Tudo que o seu coração precisa te falar’ – Alexandro Gruber

O autor oferece uma pausa emocional, com mensagens diretas e acolhedoras, incentivando o leitor a ouvir o que sente, em vez de apenas reagir ao mundo externo. Portanto, essa é a leitura ideal para dias em que o silêncio vale mais do que as notificações.
LEIA MAIS: Os livros mais vendidos do mundo em 2025. Confira!
‘A morte é um dia que vale a pena viver’ -Ana Claudia Quintana Arantes

O livro sugere uma nova perspectiva sobre o fim da vida. Fundamentado na experiência da autora como médica, demonstra como viver bem pode ser mais urgente do que evitar a morte.
‘Não pise no meu vazio’ – Ana Suy

A psicanalista Ana Suy discute as emoções com honestidade e cuidado neste exemplar. Assim, esta leitura ajuda a refletir sobre como sentimos e nos conectamos aos outros.
LEIA MAIS: Os 5 monstros mais assustadores criados por Stephen King. Confira!
‘Noites brancas’ – Fiódor Dostoiévski

Esta obra narra o encontro entre um jovem sonhador e uma mulher enigmática, explorando os sentimentos que emergem em poucos dias. A história aborda temas como solidão, desejo e expectativas, em uma trama marcada pela sensibilidade e introspecção.
Comentários estão fechados.