A busca por qualificação profissional é uma constante em qualquer fase da vida. Para quem já passou dos 40 anos, escolher um curso técnico pode ser um passo muito importante para se reinserir no mercado de trabalho, caso você já esteja aposentado, ou até mesmo para uma mudança de carreira. Por isso, aqui estão cinco opções de cursos técnicos altamente recomendáveis para esta faixa etária.
Reinventando a carreira após os 40
Essa fase da vida é ideal para buscar novos horizontes profissionais. Você pode já estar fadigado da sua antiga carreira e estar precisando refrescar a mente. Por conta disso, entrar em um curso técnico pode ser a opção ideal para você. Eles oferecem uma formação rápida e focada, que pode ser exatamente o que é necessário para iniciar uma nova jornada. Veja algumas opções:
Técnico em Enfermagem
Este curso prepara o profissional para atuar na área da saúde, um setor que tem uma demanda constante por profissionais qualificados. Com uma combinação de conhecimentos teóricos e práticos, o técnico em enfermagem pode trabalhar em hospitais, clínicas e até em atendimento domiciliar.
Após a aprovação do Piso Salarial de Enfermagem, que abrange também os técnicos de enfermagem, essa carreira pode ser bastante vantajosa para profissionais acima dos 40 anos.
Leia mais: O futuro do setor bancário é digital e voltado para os jovens
Gastronomia
O curso técnico em gastronomia é uma excelente escolha para quem tem paixão por culinária e deseja transformar esse interesse em uma carreira. O curso oferece conhecimentos sobre técnicas culinárias, higiene alimentar, gestão de cozinhas e muito mais.
Também não faltam opções para que você possa aplicar esses conhecimentos no mundo profissional. Você pode transformar esse conhecimento em um hobbie, trabalhar em buffets ou procurar abrir o seu próprio empreendimento.
Técnico em Informática
Com a tecnologia desempenhando um papel cada vez mais central em todas as áreas, o técnico em informática se torna um profissional essencial. O curso abrange desde o básico da computação até aspectos mais complexos como redes, programação e suporte técnico. Caso você já tenha alguma familiaridade com a área, pode ser a opção ideal para você.
Técnico em Logística
O setor logístico é vital para a economia e continua a crescer, especialmente com o aumento dos e-commerces. Este curso ensina sobre gestão de estoques, transporte de mercadorias e otimização de processos logísticos, habilidades valiosas em diversas indústrias.
Leia mais: 7 profissões com bons salários que não precisam de faculdade
Técnico em Meio Ambiente
Com uma crescente preocupação com a sustentabilidade, principalmente por conta do cenário de crise climática em que vivemos, o técnico em meio ambiente tem um papel fundamental nesses novos tempos. O curso oferece conhecimentos sobre gestão ambiental, legislação ambiental e práticas de sustentabilidade, capacitando profissionais para atuar em empresas, ONGs e órgãos governamentais.