5 diferenças do Tyrion Lannister da série ‘Game of Thrones’ para o dos livros

A aclamada série da HBO deixou de fora atos e características importantes do Tyrion Lannister representado nos livros.

A adaptação televisiva de “Game of Thrones” trouxe muitos dos personagens mais icônicos da literatura recente para as telas, mas algumas características marcantes de Tyrion Lannister foram deixadas de fora. Isso porque, o retrato de Tyrion nos livros de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, de George R. R. Martin, é muito mais sombrio e vingativo.

Confira abaixo cinco diferenças importantes entre o Tyrion dos livros e o da série. Entenda!

5. Aparência física: Tyrion é mais deformado nos livros

Na série da HBO, Tyrion Lannister, interpretado por Peter Dinklage, mantém uma aparência relativamente atraente, mesmo após a Batalha de Blackwater, onde ele recebe uma cicatriz no rosto.

Nos livros, porém, Tyrion é descrito de forma muito mais grotesca. Isso porque, após a batalha, perde completamente o nariz, ficando com um rosto ainda mais desfigurado. Essa diferença não é meramente estética: a aparência de Tyrion nos livros contribui para a forma como ele é tratado e visto pelas outras pessoas em Westeros, alimentando ainda mais o preconceito e o ódio que ele enfrenta, inclusive dentro de sua própria família.

LEIA MAIS: Kevin Costner e Ben Affleck estrelam um drama que reflete os desafios da crise capitalista

4. Relacionamento conturbado com Jaime

Nos livros, a relação entre Tyrion e Jaime Lannister é complicada e cheia de ressentimentos. — Foto: HBO

Na série, o relacionamento entre Tyrion e Jaime Lannister é retratado de forma afetuosa, mesmo com as tensões causadas pela morte de Tywin. Inclusive, eles se reencontram nas temporadas finais e parecem restabelecer seu vínculo fraterno.

No entanto, nos livros, esse relacionamento é muito mais complexo e cheio de ressentimentos. Tyrion, aliás, sente uma raiva profunda de Jaime, especialmente após descobrir a verdade sobre Tysha, a mulher que ele amou e foi cruelmente afastada por sua família.

Além disso, o desejo de vingança contra Jaime é tão forte que, em várias ocasiões, Tyrion imagina matá-lo ou ao menos prejudicá-lo emocionalmente.

LEIA MAIS: Como Wicked se conecta com a história de O Mágico de Oz?

3. Motivação e amargura profundas

Nos livros, Tyrion é motivado por uma profunda amargura, especialmente após os eventos envolvendo seu julgamento e a traição de Shae. Sendo assim, sua raiva não se limita apenas a seus inimigos, mas também a sua própria família.

Inclusive, Tyrion sonha em se vingar de Jaime e, em seus pensamentos mais sombrios, não descarta a possibilidade de causar danos a qualquer um que se interponha em seu caminho.

Essa profundidade de ódio é algo que a série não explora tão muito bem, preferindo um Tyrion mais conciliador e menos vingativo.

2. Personalidade mais sombria e vingativa de Tyrion Lannister

Enquanto na série, Tyrion tem momentos de crueldade, o retrato geral é de um homem sábio, empático e moralmente superior a muitos dos personagens ao seu redor.

Já nos livros, Tyrion é muito mais amargo e vingativo. Um exemplo claro é como ele lida com traições. Ao descobrir que sua amante, Shae, o traiu, ele a estrangula com uma corrente de ouro, o que acontece na série também.

No entanto, nos livros, essa cena é muito mais brutal e emocionalmente carregada. Nela, Shae implora por misericórdia, mas Tyrion não demonstra piedade, consumido pelo ódio e desejo de vingança.

LEIA MAIS: Incêndios na Califórnia: estrelas de Hollywood que perderam sua casas

1. Tyrion Lannister como um assassino frio

Embora Tyrion seja retratado como um estrategista moralmente ambíguo na série, seus crimes e atitudes nos livros são ainda mais sombrios.

No livro “A Tormenta de Espadas”, por exemplo, ele ordena a morte de Symon Silver Tongue, um cantor que descobriu segredos comprometedores sobre ele. Inclusive, a forma como isso acontece é brutal: Symon é literalmente transformado em ensopado e servido aos plebeus de King’s Landing.

Portanto, esse lado de Tyrion, que não hesita em assassinar para proteger seus interesses, foi muito suavizado na adaptação televisiva, provavelmente para manter o personagem mais “simpatizante” ao público.

atorpersonagemSéries