Dizer que alguém é inteligente ou não, é muito subjetivo. Isso porque existem diversos tipos de inteligência, e não apenas aquela que é medida por testes de QI ou nas escolas. Na verdade, você pode ser muito inteligente em uma área, e completamente ignorante em outra.
Cada pessoa é inteligente de uma forma diferente, e é por isso que não devemos julgar alguém por sua ignorância em algo, e nem se sentir mal por não conseguir ir bem em certas áreas.
Ao entender suas áreas de inteligência predominantes, você consegue direcionar seus esforços para atividades que proporcionem maior satisfação e realização. Não há uma inteligência “melhor” que a outra, cada uma contribui de maneira única para a sociedade.
Conheça quais os tipos de inteligência, e descubra qual delas é mais predominante em você.
Descubra o seu tipo de inteligência
Inteligência lógico-matemática
A capacidade de resolver problemas lógicos e entender relações matemáticas é a principal característica aqui. Pessoas com esse tipo de inteligência muitas vezes se destacam em áreas como matemática, ciência da computação e lógica.
Inteligência linguística
A habilidade de compreender e usar e de forma correta a linguagem verbal é a principal característica aqui. Escritores, poetas, oradores e jornalistas costumam ter uma grande inteligência nessa área.
Inteligência espacial
Quem possui inteligência espacial tem facilidade em pensar visualmente e entender o espaço ao seu redor. Artistas visuais, arquitetos e navegadores podem se destacar nesse aspecto.
Leia mais: 5 regras de etiqueta que muita gente quebra sem saber
Inteligência físico-cinestésica
Envolve habilidades físicas e coordenação motora. Atletas, dançarinos e cirurgiões, por exemplo, tendem a possuir alta inteligência físico-cinestésica.
Inteligência interpessoal
A capacidade de entender e interagir efetivamente com outras pessoas é a principal característica aqui. Líderes, terapeutas e políticos costumam ter fortes habilidades interpessoais.
Inteligência Intrapessoal
Com grande compreensão de si mesmo, a inteligência intrapessoal está ligada à autoconsciência e autogestão. Psicólogos, filósofos e conselheiros podem ter um forte nesse aspecto.
Inteligência musical
Compreender, criar e apreciar a música é a essência da inteligência musical. Músicos, compositores e críticos musicais costumam ser bons nesse campo.
Inteligência naturalista
Relacionada à sensibilidade e compreensão do mundo natural, essa inteligência é encontrada em botânicos, zoólogos e ecologistas. Quem a possui tem uma afinidade especial com a natureza.
Leia mais: O que as visitas reparam na sua casa? Saiba como causar uma boa impressão
Inteligência existencial
Com foco nas questões fundamentais da existência e do significado da vida, a inteligência existencial é muito associada a filósofos, teólogos e líderes espirituais.
Como descobrir sua inteligência predominante
Existem diversas formas de você descobrir sua inteligência, como por autorreflexão, refletindo sobre suas habilidades e paixões, ou perguntando a amigos, colegas e familiares sobre as suas habilidades percebidas. Eles podem oferecer insights valiosos.
Você também pode descobrir por meio de experimentação, se inserindo em atividades em diversas áreas para descobrir onde se sente mais confortável e realizado. Ou também por testes de inteligência específicos para cada categoria. Participar de alguns pode fornecer uma visão mais clara.