4 coisas que a maioria dos brasileiros não pode mais pagar

O poder de compra da classe média diminuiu ao longo desse tempo.

A classe média já representou uma fatia significativa da sociedade brasileira, composta por trabalhadores com bom nível de escolaridade e remuneração acima da média nacional. No entanto, atualmente, há despesas que a classe média não consegue mais arcar, devido à redução do seu poder de compra.

O aumento do crédito oferecido às camadas mais pobres da sociedade, aliado ao crescimento da classe média, transformou o padrão de consumo desse grupo. Em outras palavras, nos últimos anos, a classe média tem perdido o acesso a diversos bens e serviços que antes eram exclusivos.

Imóveis em bairros privilegiados

Alguns bairros eram reservados apenas para a classe média. No entanto, devido ao aumento do crédito e à popularização dos financiamentos públicos, houve uma mudança radical no perfil dos moradores dessas áreas.

Isso também pode ser observado pela aquisição de imóveis de alto padrão em bairros de classe média, que se tornaram atrativos para investidores devido à supervalorização.

Automóveis novos para a classe média

O preço dos automóveis teve um aumento expressivo nos últimos anos. Por isso, é comum que até mesmo membros da classe média optem por comprar carros usados para reduzir as parcelas.

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Educação em universidades renomadas

Atualmente, a competitividade por uma vaga em uma universidade de renome no Brasil aumentou consideravelmente. Com acesso à internet e a ampliação do sistema de cotas nas universidades públicas, é comum ver pessoas de baixa renda ingressando no ensino superior através dessas instituições.

Além disso, devido à desvalorização da moeda nacional, muitos jovens que antes tinham a possibilidade de estudar no exterior encontram dificuldades para fazer cursos fora do Brasil.

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Acesso a serviços exclusivos da classe média

Com o advento da internet e das redes sociais, é comum vermos produtos sendo “gourmetizados” para cobrar preços mais altos por serviços, alimentos e bens de consumo.

Isso é especialmente evidente no setor de restaurantes. As pessoas costumam compartilhar suas experiências gastronômicas nas redes sociais, mostrando o que consomem e os lugares que frequentam.

Outro exemplo dessa realidade é o acesso a barbearias para homens. Durante décadas, o corte de cabelo e a barba masculina eram muito mais baratos do que os serviços femininos.

No entanto, atualmente as barbearias masculinas otimizaram seus serviços, cobrando mais caro pelo atendimento e buscando um retorno mais rápido em comparação aos salões femininos.

Dessa forma, o padrão de consumo da classe média tem se transformado nos últimos anos devido a diversos fatores. Compreender essas mudanças é essencial para manter-se financeiramente estável nesse período de transição.

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