Como saber até quando o cachorro vai viver? Focinho pode revelar!

Estudo descobre que o formato do focinho do cachorro pode revelar seu tempo de vida - Entenda detalhes!

Muitos donos de cães se perguntam “como saber até quando o cachorro vai viver?”. Então, uma pesquisa recente trouxe a resposta: segundo o estudo, o focinho do cão é capaz de dizer até quando ele viverá.

Para isso, a pesquisa avaliou informações de mais de 584 mil cachorros no Reino Unido. Como resultado, foi descoberto que o formato do focinho, o sexo e o tamanho do corpo do cão pode induzir quanto tempo ele vive.

Leia mais: 4 sinais de que o seu cachorro está com dor e você não percebeu

Como saber até quando o cachorro vai viver: o que diz o estudo?

Segundo a pesquisadora Kirsten McMillan, um cão macho com focinho achatado e de tamanho médio, por exemplo, possui três vezes mais chances de viver menos do que uma fêmea pequena com focinho comprido.

Dentre a análise, os cientistas avaliaram as características de 155 raças de cães, envolvendo os mestiços.

Assim, eles descobriram que os cães com focinho achatado, também chamados de braquicefálicos, geralmente tinham uma expectativa de vida mais curta em quase todos os casos.

Esses cães com focinho curto englobavam buldogues franceses, que tinham em torno de 9,8 anos de vida. Além de mastins grandes, que viviam em média 9 anos, e buldogues ingleses robustos, que viviam em torno de 9,3 anos.

No entanto, houve uma exceção que chamou atenção dos pesquisadores. Entre os cães de focinho curto, o Lhasa Apso demonstrou um dos maiores tempos de vida, chegando a 14 anos.

Isso é comparável a raças como galgos italianos e dachshunds miniatura, ambos com 14 anos de expectativa de vida. Além de papillons, com tempo de vida esperado de 14,5 anos, e Shiba Inus, com expectativa de vida em média 14,6 anos.

Para mais, na maior parte, os resultados foram como esperado. As fêmeas demonstraram uma expectativa de vida mais longa do que os machos, e os cães de pequeno porte viviam mais do que os de grande porte.

Em média, cães pequenos e médios com focinhos proeminentes demonstram uma expectativa de vida superior a 12 anos. Já os cães com focinho achatado, independentemente do tamanho, ficaram abaixo desse limite.

pets