A prática de exercício físico diário é uma das principais recomendações dos especialistas para garantir melhores condições de saúde. Embora para algumas pessoas, incluir atividades regulares na rotina possa parecer difícil, alguns estudos apontam que a corrida lenta pode ajudar a reduzir o aparecimento de comorbidades como diabetes. Pensando nisso, destacamos alguns dos benefícios dos microexercicios.
Benefícios para o corpo em pequenos passos
Existem diferentes categorias de esportes e exercícios físicos e dentre cada uma delas os participantes atingem múltiplos níveis de performance. A corrida é um dos exemplos de exercícios que podem ser praticados de acordo com a capacidade de cada participante. E assim, oferecer bons resultados ao corpo.
Esse benefício vem sendo discutido no meio científico com a publicação de resultados em revistas de impacto. O British Journal of Sports Medicine divulgou os resultados de uma pesquisa realizada em 2023. Nela, afirma que a prática de atividades moderadas em alguns minutos do dia, como a corrida, pode reduzir os impactos de uma rotina sedentária.
Leia mais: O alimento que reduz o açúcar no sangue, o colesterol e emagrece
Além disso, outra pesquisa disponível no European Heart Journal aponta resultado semelhante. Ela mostrou que atividades simples desenvolvidas no dia podem, assim como os exercícios programados, garantir respostas positivas à saúde do corpo. Os pesquisadores apontam como principal beneficiário desses pequenos exercícios, os trabalhadores em home office.
A cofundadora da Black Trail Runners, Sabrina Pace-Humphreys afirma que embora algumas pessoas identifiquem a corrida como algo apenas competitivo, quando ela é realizada lenta, além de oferecer melhorias na circulação, ajuda nos momentos de concentração uma vez que o corredor pode observar todos os componentes ao redor do seu caminho.
Então, pequenas mudanças diárias como caminhar até a loja ou o trabalho, pode desencadear mudanças significativas na saúde geral e adicionar um pouco de atividade na rotina. Além disso, cabe destacar também a importância da consulta a um especialista antes de iniciar qualquer tipo de exercício físico a fim de evitar lesões graves.