Mocinho ou vilão? 6 dúvidas que você tem sobre o ovo

Estudos esclarecem se o ovo é de fato um superalimento ou se continua sendo um vilão!

Apesar de ser considerado o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno, ainda existem muitas dúvidas comuns sobre o ovo.

Por muito tempo, o ovo foi tratado como vilão, acusado de aumentar o colesterol.

Então, devemos ou não devemos comer ovo no dia a dia? Vamos esclarecer suas dúvidas abaixo:

1 – O ovo aumenta o colesterol?

Antigamente, acreditava-se que o ovo aumentava os níveis de colesterol LDL (“ruim”) no corpo, pois a gema é rica em colesterol. Por isso, por muitos anos ele foi considerado um alimento proibido.

No entanto, estudos mais recentes trouxeram novas descobertas. Eles demonstram que o consumo de colesterol através da alimentação não tem relação direta com o aumento do colesterol no organismo.

Os níveis de colesterol aumentam devido ao consumo excessivo de carboidratos refinados, gorduras saturadas e trans, sedentarismo, deficiência de fibras e fatores genéticos. Cerca de 70 a 80% dos níveis de colesterol são produzidos pelo corpo e apenas 20 a 30% vêm da alimentação.

Leia mais: O erro que muitos cometem ao acordar no meio da noite e como resolvê-lo

2 – Quantos ovos devemos comer por dia?

Vários estudos indicam que comer um ovo por dia oferece benefícios nutricionais para o organismo e não aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa conduzida por Di Marco e colaboradores revelou que o consumo diário de 2 a 3 ovos melhora os níveis de colesterol HDL (“bom”) e aumenta os níveis de zeaxantina e luteína no sangue, substâncias que promovem a saúde ocular.

3 – O ovo é calórico?

Não! Um ovo possui, em média, apenas 70 calorias.

4 – Por que as grávidas devem comer ovo?

O ovo é um dos alimentos mais benéficos para gestantes, pois é rico em colina, uma vitamina do complexo B responsável pela formação da memória e pelo fechamento do tubo neural do bebê.

5 – O que é melhor: ovos brancos ou marrons?

Em termos nutricionais, não há diferença entre ovos brancos e marrons, pois eles têm composição nutricional semelhante. A diferença está apenas na raça da galinha.

Leia mais: A planta que as baratas odeiam e você pode cultivar em casa

6 – Posso comer ovo todos os dias?

Sim! Aliás, recomenda-se o consumo diário de ovos para reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e garantir a ingestão adequada de nutrientes.

alimentaçãoovos