Com a chegada do verão, as noites tendem a ficar mais quentes. Por isso, é válido investir em métodos e aparelhos que garantam um sono tranquilo. É importante lembrar que a temperatura do quarto pode afetar a qualidade do sono. Por isso, vamos falar sobre a temperatura ideal para dormir com o ar-condicionado ligado.
Qual é a temperatura ideal?
Primeiramente, é necessário entender que a temperatura ideal do quarto varia de pessoa para pessoa. Enquanto alguns preferem noites frias e roupas de cama mais pesadas, outros se sentem mais confortáveis com lençóis mais leves e temperaturas mais altas. No entanto, especialistas recomendam manter a temperatura entre 20°C e 23°C.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa média leva em consideração o equilíbrio entre a temperatura interna e externa. Essa faixa de temperatura é confortável em diversos ambientes, inclusive sendo uma recomendação para empresas. Isso porque proporciona mais conforto aos trabalhadores, contribuindo para um melhor desempenho.
É importante considerar também outros fatores, como a idade da pessoa que irá dormir no quarto. Para bebês, por exemplo, temperaturas mais baixas podem causar maiores problemas, pois o ar-condicionado reduz a umidade do ar. Isso pode levar a ressecamento da pele e problemas respiratórios, já que eles são mais sensíveis ao ar seco.
Leia mais:
- Vida útil do celular: quanto tempo dura um smartphone?
- Refrescar a casa sem ar-condicionado? Saiba como!
Como garantir uma noite tranquila?
Além da temperatura adequada, outros fatores podem contribuir para uma noite mais relaxante. É fundamental controlar a luminosidade do ambiente e evitar ruídos, seja através de uma cortina de qualidade ou fones de ouvido antirruído.
Também é importante realizar a limpeza regular dos filtros do ar-condicionado e controlar a umidade do ambiente. Essas medidas ajudam a prevenir a proliferação de ácaros, desconforto nos olhos e infecções respiratórias.