No coração da cidade de Córdoba, há um lugar que desafia as leis do espaço físico. Trata-se do Caffè del Popolo, a menor cafeteria do mundo. Só para ilustrar, tem apenas alguns metros quadrados. Entretanto, como tamanho nunca foi documento, a marca tem a consciência de seu próprio valor e, com isso, decidiu expandir o negócio por meio de franquias.
Segundo o fundador, Ramiro Traverssa, a ideia da cafeteria sempre seguiu a linha do take away, ou seja, pegue e leve. Dono de outros negócios, todos ligados à gastronomia, queria começar com foco em cafés. Acabou em uma esquina, entre dois edifícios imponentes, num quiosque de 4 metros quadrados no bairro Nueva Córdoba.
O nome tem inspiração na Piazza del Popolo de Roma, e, portanto, desde o cardápio até a música com a qual recebem seus clientes, tudo tem uma pegada italiana. Vale lembrar que a alcunha da menor cafeteria do mundo não é só frase de marketing. Embora reconheça que um bar de Curitiba seja o mais estreito do mundo, o espaço é, de fato, o menor da categoria.
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De onde surgiu a ideia de franquias?
Antes de mais nada, Ramiro frisa não ser fácil trabalhar em um espaço tão pequeno. Ainda assim, há muitos baristas que pedem uma oportunidade de trabalhar no Caffè del Popolo. A princípio, querem viver a experiência e o desafio. Então, respondendo aos muitos pedidos, o empresário decidiu franquear o negócio.
Como contou ao iProfesional, houve contatos tanto da Argentina quanto do exterior, da Bolívia aos Estados Unidos. Os motivos são muitos, começando pelo apelo estético e arquitetônico até o investimento relativamente baixo. Ademais, o fato de ser a menor cafeteria do mundo faz com que os custos também não sejam tão altos.
Por fim, Ramiro faz questão de ressaltar o enorme potencial do negócio, bem como sua simplicidade. Ok, demanda o conhecimento profissional de um barista. Por outro lado, não exige a exigência da cozinha de um restaurante, nem insumos ou uma grande variedade de matérias-primas.
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Quanto custa a franquia da menor cafeteria do mundo?
Então, vamos ao que interessa: o preço da franquia do Caffè del Popolo. Inicialmente, é necessário investir a partir de US$ 62.815. Além, claro, das habilidades de gestão, gerenciamento de pessoal e, acima de tudo, comprometimento com a marca. Sem falar da paixão pelo café. Ah, e claro que a localização é fundamental para esse negócio.
Ok, e é obrigatório ser um espaço tão pequeno? Não, inclusive, existem três formatos de franquias para o Caffè del Popolo:
- Strada: segue o modelo original, mas permite espaços de até 20 metros quadrados, preferencialmente em esquinas e com saída para a rua. O investimento é os de US$ 62.815 e inclui desde a construção e a taxa de entrada até o estoque inicial de mercadorias.
- Shop: destinado a imóveis entre 40 e 200 metros quadrados, o modelo contempla um espaço na calçada para mesas e cadeiras. O investimento, entretanto, já sobe para em torno de US$ 110.306.
- Mall: formato exclusivo para shoppings ou áreas gastronômicas e o investimento inicial varia conforme o estabelecimento.
Mas, e quanto ao retorno? Afinal, investir na menor cafeteria do mundo não custa tão pouco quanto Ramiro prometia, certo? Segundo ele, isso pode ocorrer nos primeiros três anos de atividade. Ademais, o contrato tem duração de 4 anos renováveis.
E aí, se animou em abrir você, também, uma franquia da menor cafeteria do mundo?