Técnica para limpar garrafas de água e se livrar das bactérias

Se você usa garrafas de plástico para beber água, siga esta técnica de limpeza para eliminar todas as bactérias alojadas

A sustentabilidade é, inegavelmente, um tema de grande relevância atualmente, principalmente com o lixo se acumulando em quantidades massivas. Por isso, as pessoas, cada vez mais, tomam medidas pessoais, por exemplo, reutilizar aquelas garrafinhas plásticas de água. No entanto, apesar da boa intenção, deve-se tomar cuidado. Afinal, se não as limparmos de maneira adequada, facilmente armazenam microrganismos bem nocivos. Por isso, trouxemos uma técnica para limpar garrafas de água e evitar que isso aconteça.

Mas, como podemos usar as garrafinhas? A princípio, enchendo sempre de água, suco ou outros líquidos e, assim, carregando-as para onde formos. Até aí, nada demais, exceto pelo fato de que é necessário sempre higienizá-las de forma correta.

Normalmente, as pessoas apenas passam uma aguinha uma ou duas vezes por semana. O fato é que, durante o processo de limpeza, o ideal é colocar em prática um truque recomendado por vários especialistas em doenças virais.

Leia mais: 5 técnicas simples para eliminar odores da roupa de treino rápido

Como é a técnica para limpar garrafas de água?

Antes de tudo, vale saber que o simples fato de não limpar a garrafa de água traz malefícios significativos à saúde. Esses recipientes, como já pontuamos, podem armazenar grande quantidade de microrganismos nocivos. Segundo aponta o portal Terra, especialistas afirmam que bastam dois dias sem lavá-los para que os germes apareçam.

Como consequência, a pessoa pode experimentar dores de estômago, de cabeça e náuseas. Então, para evitar essa situação, o ideal é testar este truque caseiro super simples para limpar as garrafas de água. Você vai precisar de:

  • Água quente
  • Detergente
  • Escova

Com tudo isso em mãos, separe cada parte do recipiente e lave. Depois, deixe a garrafa descansar em um local arejado para, assim, secar completamente. Mas, o ideal é que isso seja feito todos os dias, para evitar que as bactérias e germes apareçam.

Ok, mas por que usar água quente? Sobretudo pela capacidade de matar germes e bactérias que se acumulam, especialmente em áreas de difícil acesso, como as roscas da tampa e as bordas. Além disso, combinar com detergente cria uma solução de limpeza eficaz porque você pode agitá-la dentro da garrafa para alcançar todos os cantos e, assim, remover sujeira acumulada.

Contudo, é importante garantir que a garrafa seja completamente enxaguada e seca após a limpeza para evitar o crescimento de novos microrganismos.

Leia mais: Como limpar rejuntes de banheiro rápido e sem produtos químicos?

Cuidados ao usar garrafinhas de água

Viu que não tem muito segredo na técnica para limpar garrafas de água, né? Contudo, antes de usar o truque, vale também tomar algumas precauções prévias que ajudam a evitar várias doenças.

Por exemplo, para ter sempre uma garrafa mais higiênica, é recomendável reutilizar aquelas feitas de metal ou vidro. Esse cuidado é importante porque o plástico oferece um espaço melhor para o surgimento de bactérias.

Além disso, aquelas garrafinhas que têm um bico ou boca maiores são muito mais fáceis de higienizar. Isso vale mesmo para aquelas que incluem o uso de canudos que abrigam menos ameaças virais.

E você, costuma lavar sua garrafinha, seja qual for o modelo, sempre depois que usa? Caso se esqueça, aplique esta técnica para limpar garrafas de água e nos conte o que achou!

limpezaObjetos