O visto europeu, conhecido oficialmente como Etias, teve mais uma vez sua estreia adiada. O sistema, que exigirá registro prévio de viajantes estrangeiros ao Espaço Schengen, está previsto agora para começar a valer no fim de 2026.
De acordo com autoridades da União Europeia, o motivo do novo adiamento é o atraso na implantação do Sistema de Entrada/Saída (EES), que deve estar em operação até outubro deste ano. Portanto, só após isso, o Etias poderá ser ativado.
O que é o visto europeu Etias
O Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) funcionará de forma semelhante ao Esta dos Estados Unidos. Turistas de países isentos de visto, como o Brasil, deverão preencher um formulário online e pagar uma taxa de € 7 para obter a autorização.
LEIA MAIS: 3 lugares econômicos em Minas Gerais para comer bem e desfrutar da natureza
Embora ainda não esteja em vigor, o Etias será obrigatório para visitar qualquer um dos 29 países do Espaço Schengen, incluindo Portugal, Espanha, França e Itália. O documento continuará válido por um período de até três anos, mas pode expirar antes caso o passaporte utilizado no cadastro vença nesse intervalo.
Quem vai precisar do Etias
Todos os viajantes de 60 países, incluindo o Brasil, precisarão da autorização. Cidadãos europeus não serão afetados. Por outro lado, crianças e idosos com mais de 70 anos estarão isentos da taxa, mas também deverão preencher o cadastro.
Além disso, o Etias pretende aumentar o controle sobre as fronteiras europeias e minimizar riscos ligados à imigração irregular e ao terrorismo.
O que muda para quem vai viajar agora
Por enquanto, os brasileiros seguem podendo viajar à Europa sem necessidade de visto. É necessário apenas apresentar passaporte válido, comprovantes financeiros e seguro viagem em caso de solicitação pelas autoridades de imigração.
Importante: evite cair em golpes. Ainda não é possível solicitar o Etias. O formulário oficial será disponibilizado apenas pelo site da União Europeia, próximo ao início da obrigatoriedade.
Assim, a expectativa é que, com o Etias, casos de brasileiros barrados em aeroportos europeus sejam reduzidos, já que a triagem será feita antes do embarque. O documento permitirá entradas múltiplas, com limite de até 90 dias a cada 180 dias no bloco.
LEIA MAIS:Parque Caminhos do Mar oferece trilhas e cachoeiras perto de São Paulo
Mesmo sem uma data exata, é fundamental acompanhar as atualizações sobre o visto europeu. Além disso, a União Europeia promete ampla divulgação antes da entrada em vigor do Etias. Até lá, a recomendação é planejar com atenção e acompanhar os canais oficiais.