Ser pai é uma tarefa muito importante na vida de um homem, que pode, por muitas vezes, parecer assustadora. No entanto, quando um homem se prepara e se interessa o suficiente, consegue executá-la muito bem.
É claro que nenhum pai é perfeito, e você não precisa se cobrar estar certo o tempo todo. Mas é importante sempre dar o seu melhor, para que a relação com o seu filho e com sua família possa ser harmoniosa e edificante. Veja os sinais de que você será um bom pai.
4 sinais de que você será um bom pai
Você é flexível
Não, não estamos falando de um corpo flexível, embora que, para andar atrás de uma criança, seja uma boa ideia ter um pouco de flexibilidade no corpo. Mas ser uma pessoa flexível na vida pode ser a chave para um bom vínculo com seu filho.
Crianças são caixinhas de surpresa, e de repente ela pode demandar uma atenção que antes não precisava, seja fisicamente, como por exemplo, ficar doente do nada, ou mentalmente, como começar a se comportar de uma maneira incomum.
Se você for muito fechado em suas convicções, ou não tiver nenhuma flexibilidade de tempo para dar atenção para o seu filho, dificilmente conseguirá participar da vida dele da forma que deveria. Você precisa abrir mão de certas coisas para marcar a vida dele como um bom pai.
Leia mais: Frases que pessoas com inteligência emocional nunca dizem na discussão
Você apoia os sonhos do seu filho
De repente o seu filho cresce, e o sonho dele é bem diferente do que você imaginou para a vida dele. O estilo de vida dele não combina com o seu, suas crenças também não, mas você entende que a felicidade dele é o que importa, e por isso, o apoia no caminho que ele escolher.
Ser um bom pai é zelar pela segurança do filho, mas apoiar suas decisões. A frase “a gente cria filho para o mundo” é a pura verdade. Um filho é uma pessoa com desejos, sonhos e uma personalidade única, e por isso, você não deve criá-lo para que obedeça às suas crenças, desejos e sonhos. Respeitar isso torna você um bom pai.
Você tem paciência
Criar uma criança não é fácil, e muitas vezes ela pode fazer coisas irritantes que podem acabar com sua paciência. No entanto, ser uma pessoa paciente ajuda a não perder as estribeiras tão facilmente.
Sendo uma pessoa paciente, você consegue pensar melhor em suas atitudes, entender melhor a motivação do seu filho para fazer certas coisas irritantes e controlar as emoções ao reagir a isso.
Leia mais: Como atingir a felicidade plena em sua vida? Veja como encontrá-la no dia a dia
Você é responsável
Ter um filho demanda tempo, dinheiro e diversas outras coisas que os pais precisam saber gerenciar. Assumir a paternidade de uma criança vai além de dar o sobrenome e pensão, é preciso assumir a criação daquela nova vida e participar do desenvolvimento dela.
Se você é responsável com sua vida e suas obrigações, já é um bom sinal de que você pode ser um bom pai. Já que um bom pai precisa proteger seu filho, tanto fisicamente quanto mentalmente e financeiramente. Ele precisa também garantir que o filho esteja cumprindo com suas obrigações e estar presente em todas as decisões da vida da criança.