Netflix estreia “Cem Anos de Solidão”: 5 coisas que você precisa saber sobre a série

Inspirada na obra de Gabriel García Márquez, série acaba de estrear nos streamings

A Netflix finalmente trouxe para as telas um dos maiores clássicos da literatura mundial. A primeira parte da série “Cem Anos de Solidão“, inspirada no livro de Gabriel García Márquez, estreou em 11 de dezembro de 2024, com oito episódios.

Essa é a primeira adaptação audiovisual da obra. Mas o que torna essa produção tão especial? Separamos cinco curiosidades que você precisa conhecer para mergulhar nesse universo:

1. Realismo mágico

“Cem Anos de Solidão” é considerado o mais perfeito expoente dessa corrente literária conhecida como Realismo Mágico. Surgido como uma resposta à literatura fantástica europeia e aos regimes ditatoriais que assolaram a América Latina no século XX, o Realismo Mágico insere elementos fantásticos em suas histórias, tratados como normais. Por exemplo, personagens que retornam como fantasmas, sem maiores explicações.

LEIA MAIS: Conheça a trilogia de fantasia consagrada pelos críticos como a melhor de todos os tempos

2. Macondo é mais do que uma cidade fictícia

Criada por Gabriel García Márquez, essa pequena e mágica localidade no interior da América Latina encapsula o espírito, as contradições e a história da região. Embora Macondo não exista na realidade, ela é inspirada em Aracataca, cidade natal do escritor na Colômbia. A fundação de Macondo pela família Buendía reflete os ciclos de construção e destruição tão comuns à história da região.

3. Gabriel García Márquez e seu engajamento político

A visão política de Gabriel García Márquez é fundamental para entender sua vida e sua obra. Militante de esquerda e filiado ao Partido Comunista, o autor de “Cem Anos de Solidão” foi um crítico ferrenho dos exilados cubanos e um grande aliado de Fidel Castro.

Sua amizade com o líder cubano e seu trabalho na fundação da agência Prensa Latina, idealizada por Che Guevara e Jorge Ricardo Masetti em 1959, evidenciam seu envolvimento com causas políticas e sociais na América Latina.

4. Acontecimentos reais

Muitos eventos de “Cem Anos de Solidão” refletem fatos históricos, como o Massacre das Bananeiras, em 1928, quando trabalhadores em greve contra a United Fruit Company foram mortos pelo exército colombiano. A empresa, apoiada pelo governo dos EUA, influenciava as políticas locais em toda a América Central e América do Sul para proteger seus interesses.

LEIA MAIS: Comédias: 5 curiosidades de sitcoms famosas dos anos 90. Confira!

5. Escrito em condições delicadas

Durante seu exílio no México, sob a acusação de apoiar a guerrilha na Colômbia, Gabriel García Márquez escreveu “Cem Anos de Solidão” enfrentando dívidas e penhorando bens para enviar o manuscrito.

Publicado em 1967, o livro se tornou um marco da literatura mundial, considerado o segundo melhor livro escrito em língua hispânica, atrás apenas de “Dom Quixote”, e rendeu ao autor o Nobel de Literatura em 1982.

Além de ler o livro, você pode assistir à primeira adaptação audiovisual da obra na Netflix. Confira o trailer:

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.