Origens e genealogia da família “Fernandes” no Tocantins

Conheça a história da família "Fernandes", desde suas honrarias reais no Brasil colonial até sua contribuição histórica no Tocantins.

Os Fernandes receberam admissão em ordens reais como reconhecimento pelos serviços prestados nas guerras do Brasil e pela independência de Portugal. Antônio Fernandes foi nomeado “Cavaleiro da Ordem de Cristo” em 1º de fevereiro de 1641.

Diogo Fernandes, natural de Vitória e filho de Gaspar Dias Pedra, também foi agraciado como “escudeiro” e “cavaleiro fidalgo da casa real”, uma honraria recebida em 2 de março de 1652 pelos serviços realizados no Brasil e em Portugal entre os anos de 1627 e 1646.

Brasão da Família Fernandes

Imagem: Crédito — Heraldrys Institute of Rome

Os Fernandes no Tocantins

Os Fernandes chegaram a Conceição (hoje Conceição do Tocantins) ainda no século XVIII. Entre eles estava o Coronel Serafim Teles Fernandes, sogro do Coronel Custódio José de Almeida Leal, que também se estabeleceu em Conceição antes de 1850.

LEIA MAIS: O equívoco histórico que deu origem ao mito dos vampiros! Veja mais!

Na primeira metade do século XIX, os Fernandes também marcaram presença em Natividade. Destacam-se o Coronel Raimundo Nonato Fernandes, que atuou como Juiz de Órfãos; o Coronel Honório José Fernandes, responsável pela Coletoria das Rendas Provinciais; e João de Deus Fernandes, que ocupou o cargo de Curador Geral de Órfãos.

Além deles, havia o Capitão Crissanto Fernandes Pereira e seus filhos, entre os quais Antônio Fernandes Pereira, nascido em 1816, comerciante, e Joaquim Bruno Fernandes, nascido em 1830, também comerciante.

Os membros das famílias Teles Fernandes e Fernandes de Oliveira , de Conceição

Os membros das famílias Teles Fernandes e Fernandes de Oliveira, estabelecidos em Conceição, provavelmente chegaram à região antes da metade do século XIX. Alguns integrantes dessas famílias registrados são:

1) Manoel Fernandes de Oliveira, casado com Maria da Purificação Leal, filha do Coronel Custódio José de Almeida Leal e Ana Teles Fernandes, filha do Coronel Serafim Teles Fernandes. Morreu deixando a viúva Ana da Purificação Leal, com um filho, Domício Fernandes de Oliveira, origem dos Fernandes de Oliveira de Taipas.

2) José Fernandes de Oliveira, casado com Auta do Espírito Santo Leal, irmã de Maria da Purificação Leal, casada com Manoel Fernandes de Oliveira. José Fernandes de Oliveira teve os seguintes filhos:

  1. Joaquina Fernandes de Oliveira
  2. Teódulo Fernandes de Oliveira (1862)
  3. Custódio Fernandes de Oliveira (11.06.1864)
  4. Sebastião Fernandes de Oliveira
  5. Raimundo Fernandes de Oliveira.

Manoel Fernandes de Oliveira e José Fernandes de Oliveira, embora contemporâneos e casados com duas irmãs, não eram irmãos, como poderia se supor.

LEIA MAIS: Livros de J.K. Rowling para você conhecer além de Harry Potter

Teódulo Fernandes de Oliveira, que exerceu o cargo de deputado estadual entre 1913 e 1916, foi casado com Joaquina de Jesus Leal, filha do Coronel José de Almeida Leal e de sua esposa Antônia de Araújo Bacelar. Dessa união nasceram os seguintes filhos:

  1. Altina Fernandes Leal
  2. Zózimo Fernandes de Oliveira
  3. Teódulo Fernandes de Oliveira (filho)
  4. Maria Vivina Fernandes de Oliveira
  5. Justino Fernandes de Oliveira
  6. Diva Fernandes de Oliveira
  7. Anidiana Fernandes Leal
  8. Joaquim Fernandes de Oliveira

Nota 1: Este texto é uma adaptação do livro “Historiologia”, do historiador Osvaldo Rodrigues Póvoa (11/05/1925 – 09/11/2023), que dedicou sua vida a preservar e compartilhar a memória histórica de nossa sociedade.

Comentários estão fechados.