10 dicas para proteger o sofá (e não só) dos pets

Cobrir o estofado e usar fita adesiva são formas eficientes de proteger o sofá dos pets

Quem tem gatíneos e catiorinhos em casa bem sabe que sofás, poltronas e almofadas são os lugares perfeitos para cochilos e arranhões. E, por mais que a gente tente, nem sempre dá para praticar o desapego. Afinal, embora achem que trabalhamos para sustentá-los, o orçamento não permite trocar de móvel sempre! Então, confira, a seguir, dicas bem úteis de como proteger o sofá (e afins) do pet. Sem, entretanto, tirar seus cantinhos preferidos.

1. Cobrir o estofado

Uma boa opção para proteger o sofá do pet é cobrir os estofados com capas removíveis laváveis ou mantas. Isso vale tanto para móveis quanto almofadas.

Sendo assim, nem é necessário escolher um tecido que grude menos pelos. Pelo contrário, cobrir ajuda a proteger o tecido e facilita a limpeza. Mas, é sempre bom ter duas ou mais capas para ter reserva sempre que lavar.

Leia mais: 4 doenças mais comuns em cachorros idosos. Confira!

2. Limpar com escova é ótimo para proteger o sofá dos pets

A limpeza com escova macia ajuda principalmente a remover os pelos sem agredir o tecido. No entanto, evite cerdas muito duras, que podem danificar os estofados.

Durante o processo, tente aplicar um spray perfumado, como aqueles usados para passar roupa ou um bactericida na escova. Apenas fique atento se o seu pet não é alérgico. Existem produtos que ajudam a desinfectar e são próprios para quem tem animais de estimação.

3. Selecionar bem os tecidos

Quem não quer se estressar de forma alguma com pelos de animais de estimação deve priorizar estofados mais práticos. Em materiais como couro ou poliuretano, por exemplo, os pelos não grudam, pois são mais lisos.

Em geral, em lãs, grudam mais, e os pelos de gato entram na fibra dos demais tecidos.

4. Fazer impermeabilização também ajuda a proteger o sofá dos pets

Uma boa impermeabilização cria uma película que ajuda a proteger o tecido dos pelos dos pets. Principalmente os de gato, que tendem a entrar nas fibras.

Alguns produtos no mercado, porém, prometem uma maior durabilidade na limpeza e conservação dos tecidos com esta proteção extra.

5. Não molhar

Para proteger o sofá dos pets, evite molhar os tecidos ou usar escovas molhadas e umedecidas ao limpar. Isso dificulta a remoção dos pelos e fazê-los aderir ainda mais aos tecidos.

O ideal, então, é tirar os pelos dos pets sempre com as peças secas.

6. Passar rolo de fita adesiva

Depois da escova macia e do aspirador, os pelos de alguns pets podem ainda insistir em aderir ao estofado. Nesse caso, um rolo de fita adesiva pode ajudar a remover tudo.

Portanto, tenha sempre um em casa para usar quando precisar remover de forma rápida os pelos dos móveis.

Leia mais: Afinal, quantas palavras os cachorros entendem e quais são elas?

7. Usar aspirador de pó é ótimo para proteger o sofá dos pets

Por fim, o aspirador de pó é o campeão para tirar pelos dos sofás, tapetes e pisos. Para aqueles mais resistentes à limpeza com escova, vale uma boa aspirada nos estofados e garantir a remoção completa.

O aparelho ajuda a se livrar, inclusive, dos pelos que tendem a entrar nas fibras dos tecidos.

Dicas extras

Além das dicas acima, trouxemos outras bastante úteis para proteger o sofá dos pets:

  • Faça a limpeza regularmente, pelo menos uma vez por semana. Isso ajudará a evitar que os pelos se acumulem e dificultem a remoção.
  • Se o seu pet tem muito pelo, considere contratar um profissional para fazer a limpeza.
  • Da mesma forma, se você tem animais de estimação que soltam muito pelo, é importante escolher um sofá com um tecido que seja fácil de limpar.

Viu só? Dá para proteger o sofá do pet, assim como outros móveis, sem tirar a liberdade deles! Se organizar direitinho, todo mundo sai ganhando!

Comentários estão fechados.