10 fatos sobre Zagallo, a lenda do futebol brasileiro

O Velho Lobo partiu em 5 de janeiro, aos 92 anos, acumulando uma carreira impecável no futebol

Mário Jorge Lobo Zagallo faleceu aos 92 anos, na noite de sexta-feira (5). Ídolo da Seleção Brasileira e de clubes do futebol carioca, o “Velho Lobo” deixou um grande legado de histórias, vivências e paixão pelo esporte. Em sua homenagem, reunimos 10 fatos sobre Zagallo que mostram porque foi um dos maiores vencedores da história do futebol.

1. Único tetracampeão da história do futebol

Zagallo disputou 7 Copas do Mundo, sendo duas como coordenador técnico, duas como jogador e três como treinador. Deste total, chegou a cinco finais e, por fim, conquistou quatro títulos. Assim, é o único tetracampeão da história mundial do futebol.

Além disso, foi uma das poucas pessoas a conquistar a Copa do Mundo tanto como jogador quanto como treinador. As outras duas no planeta a conquistar esse feito foram o alemão Beckenbauer e o francês Deschamps.

LEIA MAIS: 8 dicas para ajudar você a começar o seu dia com mais disposição

2. Apego ao número 13

Sabia que um dos fatos sobre Zagallo foi ser apegado ao número 13? Só para ter uma ideia, tudo começou ainda jogador, quando se casou com Alcina. A mulher é devota de Santo Antonio, cujo dia é 13 de junho. Então, os dois selaram a união em 13 de janeiro de 1955.

Ademais, como conta o site Lance, havia a soma dos títulos de 58 (5 + 8 = 13) e 94 (9 + 4 = 13). Por fim, até provocou a Argentina após o título da Copa América de 2004. “Brasil campeão e Argentina vice, têm 13 letras”.

3. Seu apelido era Formiguinha

Lembra da agilidade de Zagallo em campo, quando treinador? Não parava quieto, né? Mas, isso vem desde os tempos de jogador, quando corria muito ao longo da partida para, assim, ajudar o meio-campo a marcar. Algo incomum para sua posição de ponta. Por isso, acabou ganhando o apelido de Formiguinha.

4. A polivalência sempre foi um dos fatos de Zagallo

Que Zagallo era uma lenda polivalente do futebol, a gente já sabe. No entanto, quando chegou à final da Copa de 1950, ele não era apenas jogador. Só para ilustrar, aos 18 anos, era, ao mesmo tempo, soldado do Exército e ainda havia trabalhado como segurança no Maracanã.

5. Jogou apenas por times cariocas na carreira

Zagallo, ao contrário do que muita gente pensa, era alagoano, mas se mudou para o Rio com menos de um ano. Apaixonado pelo estado, jogou apenas por times cariocas: Flamengo, Botafogo e America.

Como treinador, apenas liderou um time paulista, a Portuguesa, em 1999.

LEIA MAIS: É preciso cortar cerveja para emagrecer? Confira aqui

6. Outro fato sobre Zagallo: brilhou também no Oriente Médio

Por outro lado, treinou três seleções do Oriente Médio:

  • Emirados Árabes
  • Kuwait
  • Arabia Saudita

E, eles tiveram que engolir Zagallo também! Afinal, o Velho Lobo levou os Emirados Árabes à Copa de 1990.

7. Zagallo quase foi contador

Um dos mais curiosos fatos sobre Zagallo é que ele quase foi contador. Isso porque seu pai, Aroldo, nunca foi a favor de que o filho se dedicasse ao futebol. Pelo contrário, queria mesmo que ele estudasse Contabilidade. Ainda bem que seguiu outro caminho, né?

8. Um dos fatos sobre Zagallo: ser interrogado pela segurança dos Estados Unidos

Lembra que Zagallo treinou a Arábia Saudita? Então, na época, tinha passaporte com visto do país. Então, viajou para os Estados Unidos em momento no qual havia toda uma tensão devido aos ataques terroristas.

E não é que, pleno aeroporto de L.A. o técnico passou por interrogatório da polícia? Ao sair, claro, ironizou: “Eles não acham o Saddam Hussein, nem o Bin Laden. Acharam o Zagallo”.

9. Rodou o mundo inspirando a Seleção na Copa de 1998

Um dos fatos mais emblemáticos sobre Zagallo aconteceu na Copa do Mundo de 1998, na França. Antes da disputa de pênaltis contra a Holanda, na semifinal, ele reuniu seus jogadores no vestiário e incutiu neles a confiança de que poderiam vencer. “É como em 1994! Vamos confiar.” E, para finalizar, deu uma leve sacudida no rosto do goleiro Taffarel: “Vamos ganhar, pode dar certo.”

A mensagem surtiu efeito. O Brasil venceu a disputa por 4 a 2 e garantiu vaga na final da competição.

LEIA MAIS: 10 sinais de que você tem um corpo saudável

10. Vocês vão ter que me engolir!

Em 1997, três anos após o tetracampeonato mundial, Zagallo foi questionado como técnico da seleção brasileira. A pressão era grande, e nomes como Vanderlei Luxemburgo surgiram como favoritos para o cargo. No entanto, ele não se deixou abalar.

Por isso, montou uma equipe forte, com jogadores como Ronaldo, Romário e Roberto Carlos, e levou o Brasil à Copa América, na Bolívia. A campanha, aliás, foi impecável, pois o time venceu todos os seis jogos que disputou.

Após a conquista, Zagallo virou para as câmeras e disse a frase que se tornou célebre: “Vocês vão ter que me engolir!”.

Sim, Zagallo, o futebol (e o mundo) vai sentir saudades!

Comentários estão fechados.