10 marcas de carro que mais vendem no mundo. Confira aqui!

Toyota garante supremacia, mas relatório revela ascensão de marcas como Tesla e BYD

O panorama da indústria automotiva é, inegavelmente, altamente competitivo. Sobretudo no ano passado, com a ascensão dos modelos elétricos e autônomos. Ainda assim, a classificação das marcas de carro que mais vendem no mundo revelou um cenário estável, embora nos apresente algumas novidades.

Pelo menos, é o que indica o relatório da Análise da Indústria Automotiva, blog especializado no setor. Inicialmente, os números se baseiam em dados das próprias montadoras e também de consultorias como a JATO Dynamics. Assim, chegou às marcas que mais unidades venderam no mundo no último ano. Neste sentido, também investigou os motivos por trás dos aumentos e quedas em cada caso.

Toyota lidera entre as marcas de carro que mais vendem no mundo

Em primeiro lugar, a montadora japonesa reafirmou sua liderança com nada menos que 9.483.137 vendas em todo o mundo. Ou seja, consolidou sua presença em quase todos os mercados. Nos Estados Unidos, por exemplo, as unidades comercializadas superaram a soma de todos os fabricantes de automóveis, exceto a General Motors.

Mas, por que toda essa supremacia? Segundo o relatório da Análise da Indústria Automotiva (que coincide com análise do New York Times) o bom desempenho se deve à decisão de priorizar o desenvolvimento de veículos híbridos e híbridos plug-in. Assim, não se apressou na corrida pela mobilidade totalmente elétrica. Como resultado, em 2023, esse tipo de veículo representou 30% de suas vendas.

Além de liderar as marcas de carro que mais vendem no mundo, a Toyota ainda tem o Corolla como modelo mais vendido da história. Um recorde de 50 milhões de unidades desde seu lançamento, em 1966. Vale frisar que o título veio mesmo que o carro mais vendido no ano passado seja o Tesla Model Y, e não um Toyota.

LEIA MAIS:Nova Hyunda: veja o que muda no acordo com Caoa

Volkswagen em segundo lugar

Em segundo lugar no ranking das marcas de carro que mais vendem no mundo, a Volkswagen conquistou 5.276.200 unidades. Mesmo assim, foi pouco mais da metade do número que a montadora japonesa alcançou. No caso do fabricante alemão, sua posição se deve especificamente à sua presença na China e na Europa.

As próximas cinco primeiras posições vieram com Ford (4.246.000 unidades e um foco na América do Norte, especialmente nos Estados Unidos). Em seguida, a sul-coreana Hyundai, com 3.993.179 vendas e presença constante em todos os seus mercados. Não muito distante, a japonesa Honda, com 3.854.000 unidades vendidas.

As 10 marcas de carro que mais vendem no mundo em 2023

Abaixo, você confere a lista conforme a Análise da Indústria Automotiva:

  1. Toyota
  2. Volkswagen
  3. Ford
  4. Hyundai
  5. Honda
  6. Nissan
  7. Kia
  8. Suzuki
  9. BYD
  10. Chevrolet

Os elétricos em ascensão: BYD e Tesla

Outro destaque vai para a BYD (Build Your Dreams), a emergente mas já gigantesca marca chinesa de carros híbridos e elétricos. Só para ilustrar, com 2.885.066 unidades vendidas, entrou no top 10 das marcas de carro que mais vendem no mundo. Assim, jogou a Mercedes-Benz para o 11º lugar (com 2.491.600 unidades).

O fabricante chinês vendeu 62% mais carros em 2023 do que em 2022, e seus lucros aumentaram 34%. Por enquanto, permanece em nono lugar no ranking, precedido pela Suzuki (3.072.824 unidades) e Chevrolet (2.790.000 unidades). No entanto, tudo indica que sua posição continuará a subir nos próximos anos.

LEIA MAIS:10 sinais que indicam que você está no caminho certo para o sucesso

Vale lembrar que, em 2023, a BYD anunciou planos de expansão e grandes investimentos. Primeiramente, na Europa, com a construção de seus próprios navios de carga para exportar seus carros para o continente europeu. Da mesma forma, na América Latina, com a aquisição de plantas produtivas no Brasil e no México. Segundo a marca, o objetivo é começar a produzir carros elétricos a preços competitivos na região.

Ainda entre os carros elétricos, a Tesla também merece uma menção especial. Além do prêmio pelo modelo mais vendido, com seu Tesla Model Y, a empresa de Elon Musk registrou um total global de 1.808.581 vendas. Por isso, subiu algumas posições no ranking das marcas de carro que mais vendem no mundo, ficando em 15º lugar.

Para efeitos de comparação, veio logo após a Audi (que alcançou 1.895.240 vendas) e superou marcas estabelecidas como Renault e Fiat. As montadoras, por sua vez, acumularam 1.570.728 e 1.350.000 unidades, respectivamente.

Finalmente, no Grupo Stellantis, a Fiat foi a marca que mais vendeu carros, com 1.570.728 matrículas. Em seguida, ficaram Peugeot e Jeep, que somaram 1.124.268 e 1.037.000 unidades vendidas.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.