3 xícaras de chá podem desacelerar o envelhecimento, segundo pesquisa
O consumo de 3 xícaras de chá reduz o envelhecimento das células e dos órgãos.
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental para garantir a longevidade e um envelhecimento saudável. Nesse sentido, fazer as escolhas certas na sua alimentação pode ter um impacto significativo na saúde a longo prazo. De acordo com pesquisas recentes, o consumo de chá pode ser uma alternativa para desacelerar a passagem da idade biológica.
Leia mais: Você sabia que esses alimentos, chamados de legumes, são, na verdade, frutas?
Benefícios do chá para prevenção do envelhecimento
Segundo um estudo publicado na revista The Lancet do Pacífico Ocidente, o consumo frequente de chá pode retardar o envelhecimento celular e dos órgãos. Isso ocorre, pois o chá apresenta na sua composição polifenóis com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação do corpo, processos associados ao envelhecimento.
É importante destacar que os benefícios do chá foram mais evidentes entre as pessoas que consumiram três xícaras ao dia, apresentando um rejuvenescimento de até seis meses em relação à idade biológica esperada. Conforme os pesquisadores, os resultados são observados em menos de quatro meses, mas é necessário tornar o consumo do chá parte da rotina.
Outro estudo publicado na revista European Jornal of Nutrition, demonstrou que o consumo frequente de chá está associado a diferenças no comprimento dos telômeros. Os telômeros são “tampas” protetoras localizadas nas extremidades dos cromossomos, cuja função é evitar a degradação do nosso material genético. Telômeros mais curtos estão relacionados ao envelhecimento celular.
Segundo os pesquisados, o consumo de chá pode estar ligado a telômeros mais longos, o que poderia indicar uma desaceleração do envelhecimento biológico. Embora esses estudos forneçam insights promissores, os resultados devem ser interpretados com cautela. Isso porque o efeito do chá também é influenciado por fatores como, estilo de vida geral, dieta e genética. Além disso, o tipo de chá e a forma como é preparado também pode desempenhar um papel importante nos seus efeitos para a saúde.
Comentários estão fechados.