4 doenças mais comuns em cachorros idosos. Confira!

Conheça os principais sinais que você deve ficar atento para cuidar do seu bichinho

A necessidade de cuidados especiais com os cães aumenta à medida que eles vão envelhecendo. Isso porque cães idosos podem sofrer uma série de problemas de saúde, como obesidade e doenças dentais.

Por isso, para que o seu animalzinho envelheça com qualidade de vida é importante estar atento às principais doenças que acometem cachorros mais velhos.

Quais as doenças mais comuns em cães idosos?

Problema nas articulações

Entre as doenças articulares, a mais comum em cães idosos é a artrose que se caracteriza pelo desgaste das articulações e cartilagens. Seus sintomas incluem menor resistência a passeios mais longos, locomoção mais lenta, dificuldade em alcançar locais mais altos e em alguns casos dor nas articulações. Para prevenir a artrose é importante manter uma dieta equilibrada, uma vez que a obesidade pode influenciar no desgaste precoce das articulações.

Leia mais: Afinal, quantas palavras os cachorros entendem e quais são elas? 

Câncer

O câncer é uma doença mais presente em cachorros idosos. Seus primeiros sinais incluem o aumento do volume dos linfonodos e a presença de caroços nas axilas, pescoço e dorso. Além disso, é importante ficar atento caso o animal apresente perda de apetite, dificuldade para evacuar e exaustão nos momentos de atividade física. Quanto mais cedo os tumores forem diagnosticados, maiores são as chances do cão se recuperar.

Catarata

A catarata é a uma das principais razões da cegueira em cães. É uma doença que se caracteriza pelo acúmulo de células na região do cristalino, de modo a tornar a visão opaca. Com um diagnóstico precoce, é possível realizar uma cirurgia para correção do problema.

No entanto, quando a cirurgia não é uma alternativa, o cão pode acabar perdendo parcialmente ou totalmente a visão. Nesse caso, é importante fazer pequenas alterações em casa que facilitem a locomoção do seu bichinho, além de realizar os passeios sempre seguindo o mesmo trajeto.

Leia mais: 4 alimentos que os humanos comem e os cachorros podem comer

Doenças dentais

É comum que ocorra o desgaste gradual dos dentes dos animais à medida que estes vão envelhecendo. Os problemas dentários mais recorrentes são acúmulo de tártaro, placa bacteriana, tumores na região da boca e doenças periodontais. É importante ficar atento se o pet apresenta mau hálito, perda de apetite e emagrecimento, pois podem ser sinais de problemas dentários.

Comentários estão fechados.