4 hábitos que estragam os cabelos e você não sabia, segundo especialistas

Apesar de comuns, muitos deles podem mudar completamente o aspecto dos seus fio.

Quando o tema é autocuidado, além da pele, o cabelo aparece no topo das preocupações da maioria das pessoas. Logo, investem em uma série de estratégias e produtos para mantê-lo sempre em dia, sobretudo quando decidem inovar no penteado. No entanto, alguns costumes, por mais que comuns, podem ser muito prejudiciais. Nesse sentido, os dermatologistas destacam alguns hábitos que estragam o cabelo.

Usar penteados muito justos

Alguns penteados podem ser muito úteis, visto que eles podem manter o cabelo alinhado e sem muito risco de bagunçar. Assim, alguns estilos de tranças acabam se destacando, especialmente pela praticidade no dia a dia.

No entanto, médicos e especialistas apontam que essa prática traz danos graves ao folículo capilar. Em alguns casos, o hábito pode ser tão prejudicial que leva à queda de fios, uma condição conhecida como alopecia por tração.

Inclusive, ela se tornou muito comum entre crianças menores, visto que alguns pais costumam puxar bastante as mechas para fazer seus penteados.

Leia mais: Por que você acorda sempre cansado? 5 motivos que você não sabia

Lavar os fio com água quente

Manter o cronograma capilar é uma das partes fundamentais para a manutenção de um cabelo saudável e bonito. Porém, algumas pessoas utilizam água quente durante o enxágue, o que compromete o resultado desses cuidados.

Afinal, a alta temperatura ajuda a ressecar os fios, deixando-os quebradiços e com bastante frizz.

Passar azeite no couro cabeludo

É possível encontrar diversas dicas de umectação e hidratação caseiras, onde muitas delas utilizam azeites em sua composição. Porém, aplicá-los diretamente no couro cabeludo pode ser prejudicial, já que estimula a produção de caspas.

Leia mais: 4 estratégias para ter um cérebro mais eficiente, segundo a neurociência

Entrar no mar ou piscina sem touca

Muitas pessoas subestimam o quanto o cloro das piscinas e o sal do mar podem afetar a saúde do seu cabelo. Claro, não há nenhum problema em dar alguns mergulhos esporadicamente.

Por outro lado, quando está sempre em contato com essas superfícies, vai perder bastante umidade nas mechas. Dessa forma, a tendência é acabar com os fios ressecados e quebradiços.

Portanto, o recomendado mesmo é utilizar uma touca. Além disso, deve-se utilizar xampu para lavar o seu couro logo após sair do nado.

Comentários estão fechados.