5 alimentos tóxicos para cães e gatos que podem estar na sua ceia. Confira!

Com a ceia de Ano Novo chegando, é importante ficar atento aos alimentos que podem ser tóxicos para cães e gatos. Saiba quais são e evite acidentes.

Fim de ano e, para quem tem pet em casa, é momento de redobrar os cuidados! Afinal, nem todos os alimentos que comemos fazem bem para gatos e cães. Alguns podem até ser letais, inclusive as frutas! Saiba por que cães não podem comer uva e outros alimentos perigosos que podem estar na sua ceia.

A verdade é que tanto cãezinhos quanto gatinhos não devem consumir uva. Segundo veterinários do hospital Grady, nos Estados Unidos, a presença do ácido tartárico e do bitartarato de potássio tornam a fruta fatal para os pets.

Vamos entender o que acontece caso os animais ingiram uva e conhecer outros alimentos que são prejudiciais aos nossos amigos peludos.

Por que cães não podem comer uva?

Os dois elementos mencionados acima estão presentes em alta concentração nas uvas. Quando os cães ou gatos as ingerem, mesmo que seja apenas uma, podem desenvolver insuficiência renal aguda.

A doença afeta o funcionamento dos rins dos pets, fazendo com que os órgãos parem repentinamente de filtrar as impurezas do sangue. O mesmo vale para a uva-passa.

Portanto, todo cuidado é pouco! Caso deixe cair alguma uva no chão, preste muita atenção! Se ocorrer algum acidente, procure imediatamente assistência veterinária.

Quais outros alimentos são tóxicos para os pets?

Sabemos que os cães não devem comer uva, mas essa não é a única preocupação de tutores e tutoras! Existem outros alimentos e ingredientes que representam riscos para os pets. Veja alguns exemplos:

Chocolate

O chocolate é tóxico para os cães, pois contém teobromina e cafeína, substâncias estimulantes que não são processadas adequadamente pelo organismo dos animais. A ingestão de chocolate pode causar arritmias cardíacas, problemas neurológicos, vômitos, diarreia e até mesmo pancreatite. Em casos graves, o consumo de chocolate pode levar à morte do cão.

Cebola e alho

A cebola e o alho também são tóxicos para cães. Ambos contêm uma substância chamada tiossulfato, que destrói os glóbulos vermelhos, causando anemia. Em casos graves, a ingestão desses alimentos pode levar à morte do cão.

Café

Assim como a uva, cães devem evitar o café, pois é altamente tóxico. A cafeína, que nos mantém acordados, consiste em uma substância estimulante. Nos pets, ela pode causar alterações cardiovasculares e neurológicas. A ingestão de café pode resultar em vômitos, diarreia, tremores, aumento da frequência cardíaca e respiratória, e até mesmo levar à morte do cão.

Se ocorrer qualquer ingestão acidental, seja de uva ou outro alimento tóxico, procure atendimento veterinário imediatamente. A demora no socorro pode causar sequelas graves ou até mesmo levar à morte do animal.

Entretanto, nem tudo precisa ser tão complicado! Se você não resiste ao olhar pidão do seu bichinho de estimação, confira 4 alimentos que humanos podem comer e que também são seguros para animais no Mundo em Revista.

Comentários estão fechados.