5 lugares do mundo tão perigosos que você não deve visitar
Prepare-se para conhecer alguns dos lugares do mundo tão perigosos que o ideal é ver mesmo apenas por fotos!
O mundo é lindo e cheio de coisas para a gente ver, né? Ao mesmo tempo, tem lugares tão desafiadores e arriscados que, honestamente, é melhor conhecer só por fotografias. Por exemplo, estes 5 lugares do mundo tão perigosos que você nunca poderá visitá-los. E não é brincadeira! Desrespeitar essa recomendação pode colocar sua integridade física em risco.
Antes de tudo, é bom esclarecer que não falamos de zonas de conflito, bairros com alto índice de criminalidade ou zonas afetadas por desastres naturais. Tratam-se, a princípio, de cenários de grande beleza natural mas que, por outro lado, escondem condições extremas ou até impossíveis.
Vale da Morte (Estados Unidos)
O nome já diz tudo, né? O vale desértico fica no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em pleno deserto de Mojave. A área tem pouco mais de 13.000 metros quadrados e, também, abriga o ponto de elevação mais baixo da América do Norte, a cuenca Badwater. Só para ter uma ideia, ela fica a 86 metros abaixo do nível do mar.
Mas, a questão que o coloca entre os lugares do mundo altamente perigosos nem é essa. O que, literalmente, mata a pessoas mais desavisadas é o calor. As medições de temperatura atuais mostram que o Vale da Morte é o lugar mais quente do planeta, com temperatura média de 53 graus no verão.
LEIA MAIS: Por que os cães uivam? Entenda o que eles querem te dizer!
Além disso, por ser uma área desértica, o sinal de telefonia não chega e os dispositivos superaquecem tanto que param de funcionar. Sem falar que uma caminhada pelo deserto em uma temperatura extrema faz o corpo pregar peças. Por isso, nada melhor do que desfrutar dessa maravilha de carro e com pessoas experientes.
Costa dos Esqueletos (Namíbia)
Outro nome que promete tudo e entrega mais ainda! A Costa dos Esqueletos se chama assim devido ao longo histórico de naufrágios e desastres marítimos. Isso, consequentemente, deixou um rastro de esqueletos de navios e baleias nas praias desoladas. A região, que se estende ao longo da costa atlântica da Namíbia, é uma das mais inacessíveis e hostis do mundo.
Só para ilustrar, tem desertos intermináveis, temperaturas abrasadoras e praticamente nenhuma infraestrutura. Mas, apesar das condições adversas, é lar de uma surpreendente variedade de vida selvagem que precisou se adaptar para sobreviver nesse ambiente. Entre as espécies notáveis estão os besouros da névoa, que obtêm água da umidade do ar.
Ainda, as focas do Cabo, que encontram refúgio nas praias rochosas. São seres vivos que não habitam em nenhum outro lugar do planeta, criando uma biodiversidade única na área.
Ilha das Cobras (Brasil)
Olha o Brasil aí com um dos lugares do mundo verdadeiramente perigosos. A ilha de Queimada Grande, ou Ilha das Cobras, tem 430.000 metros quadrados e fica no estado de São Paulo. Sim, como tudo no nosso liltoral, se destaca precisamente pelas praias deslumbrantes. Mas, nem pense em nadar por lá!
A ilha abriga algumas das serpentes mais venenosas do mundo, sobretudo, a Bothrops Insularis ou jararaca-ilhoa. Para ter uma ideia, a estimativa é de que haja uma delas por metro quadrado da ilha. Ou seja, o risco de sofrer uma mordida letal é real. Sendo assim, entrar em Queimada Grande é estritamente proibido, exceto para cientistas que solicitam permissões adequadas e assumem os riscos.
Apesar da proibição de entrada e de ser um lugar extremamente perigoso, foi declarado Área Relevante de Interesse Ecológico pelas autoridades brasileiras.
LEIA MAIS: 7 países que oferecem incentivos para novos imigrantes
O Deserto de Danakil, na Etiópia
Outra região cujo perigo está nas temperaturas extremas: o Deserto de Danakil, na Etiópia. Localizado na parte norte do Triângulo de Afar, destaca-se por ser a zona onde convergem três placas tectônicas no Chifre da África: africana, árabe e somali. Logo, sua atividade tectônica cria um cenário vulcânico que provoca um calor intenso.
Além das temperaturas extremas, o deserto é um dos mais perigosos para visitar devido aos seus lagos ácidos, presença de enxofre no ar e intensa atividade vulcânica. No entanto, não é uma área despovoada, pois o povo nômade Afar vive por lá há cerca de 2.000 anos.
Atol de Bikini (Ilhas Marshall)
Por último, vamos até o arquipélago das Ilhas Marshall, na Oceania, para descobrir o atol de Bikini. À primeira vista, pode parecer um verdadeiro paraíso, mas a realidade é que ninguém vive lá há alguns anos.
Para entender sua periculosidade, precisamos voltar ao final da Segunda Guerra Mundial, momento em que os Estados Unidos decidiram retomar os testes de armas nucleares por lá. Depois que seus habitantes foram evacuados, 67 explosões nucleares foram realizadas, incluindo a primeira bomba de hidrogênio (1952). Então, precisa de mais motivos para se tornar um dos lugares do mundo muito perigosos?
Comentários estão fechados.