6 dicas para secar roupa dentro de casa rápido

Se não der para investir em uma secadora, use alguns truques para escapar da umidade

Você já passou pela situação de lavar a roupa e não ter onde ou como secá-la? Seja devido à chuva, da falta de quintal ou de espaço? Ou simplesmente pela urgência de usar uma peça? Independente da situação, secar roupa dentro de casa pode ser um desafio. Mas não se preocupe, existem algumas dicas que podem facilitar a sua vida e evitar que as suas peças fiquem úmidas, mofadas ou com mau cheiro.

Aqui, trouxemos algumas dicas para que você tente secar roupa dentro de casa de forma rápida, prática e eficiente. Por exemplo, usar o desumidificador, o varal de chão, a toalha e até a secadora de roupa para deixar as suas peças sequinhas e cheirosas.

1. Faça um ciclo de centrifugação extra

Uma das formas de secar roupa dentro de casa é deixar um ciclo extra de centrifugação. Ou seja, em vez de tirar as peças da máquina imediatamente após a lavagem, programe para centrifugar uma vez mais. Assim, consegue tirar o excesso de umidade.

Atenção, apenas para alguns tecidos, como linho e 100% algodão. Estes são mais sensíveis à centrifugação em excesso, logo, o ideal é usar a técnica para peças mais resistentes, como jeans e lençóis.

Leia mais: Máquina de lavar: Dicas simples para uma limpeza ideal e eficiente

2. Use o desumidificador

Quem mora em lugares muito úmidos sabe bem como é fácil mofar qualquer cantinho da casa. Por isso, precisa comprar um aparelho desumidificador. Mas, sabia que alguns modelos têm potência extra que ajudam a secar a roupa? Desta forma, você evita tanto o acúmulo de umidade quanto condensação, principalmente quando estiver chovendo.

E se não tiver o aparelho em casa? O ventilador também ajuda bastante! A dica é colocá-lo perto do varal e, se não estiver chovendo, abrir as janelas. Isso facilita a circulação de ar e, consequentemente, o excesso de umidade.

3. Uma das dicas para secar roupa dentro de casa é usar varal de chão

Se não tem como estender a roupa no varal ou sacada, o jeito é ter um modelo de chão. Eles são ótimos para colocar em qualquer espaço, desde o quarto até a sala.

E, existem formas de potencializar a secagem. Por exemplo, deixar as toalhas nos fios mais compridos e próximos à luz do sol. Ou, ainda, pendurar peças em cabides para arejar o espaço entre as roupas.

4. Seque as peças com uma toalha

Um dos grandes problemas da falta de sol e ar corrente é a umidade nas roupas. Portanto, tente remover o excesso da água usando uma toalha. Para isso, basta dobrá-la ao meio, preencher com a roupa e enrolá-la em torno das peças com força.

5. Escolher um espaço arejado é uma das dicas para secar roupa dentro de casa

O ideal é colocar a roupa para secar em um cômodo mais arejado, como sala e área de serviço. De preferência, com a janela aberta para favorecer a ventilação.

Ademais, evite colocar as peças onde passe muito tempo, como o quarto de dormir. Tanto o excesso de umidade quanto produtos da lavagem podem provocar alergias.

Leia mais: Como utilizar o óleo de coco para limpar seu chuveiro?

6. Tente investir em uma secadora de roupa

Ok, essa é daquelas dicas para secar roupa dentro de casa que não servem para todo mundo. Afinal, o valor de uma secadora não costuma caber no orçamento da maioria das pessoas.

Entretanto, se conseguir, invista no eletrodoméstico. Para não gastar tanto com energia, limpe bem o filtro e faça um cronograma para otimizar o uso.

Enfim, secar roupa dentro de casa não é tarefa fácil, mas a gente nem sempre consegue escapar. Por isso, vale apostar em algumas dicas para tornar o processo mais fácil. E você, tem a sua? Compartilhe com a gente!

Comentários estão fechados.