6 dicas para vencer a procrastinação e aumentar a produtividade
Dividir uma tarefa grande em etapas menores é uma das dicas para vencer a procrastinação
Você sabia que cerca de 15 a 20% da população adulta são procrastinadores crônicos? A procrastinação é, sem dúvidas, um ladrão silencioso de tempo e produtividade. Mas a boa notícia é que você pode vencê-la. Por isso, te trouxemos seis dicas infalíveis para vencer a procrastinação e aumentar a sua produtividade.
Por que vencer a procrastinação é tão importante?
Antes de mais nada, é preciso entender que a procrastinação pode ter um impacto negativo tanto na vida profissional quanto pessoal. Ainda assim, é um problema generalizado.
Só para ilustrar, estudos mostram que, em média, as pessoas passam 55 dias por ano procrastinando. Esse tempo poderia ser usado de forma muito mais produtiva. Por exemplo, praticando atividades físicas ou ficando perto de pessoas queridas.
Além disso, 94% das pessoas afirmam que a procrastinação afeta negativamente a sua felicidade. E não é muito difícil saber por quê, afinal, quanto mais tempo demora para terminar uma tarefa, menos tempo livre tem!
Leia mais: 5 truques para usar a IA do Google no dia a dia e facilitar sua vida
6 dicas infalíveis para vencer a procrastinação
Então, que tal vencer esse monstro e deixar sua vida muito mais produtiva e feliz?
1. Defina metas claras
Este é, inegavelmente, o primeiro passo para evitar a procrastinação. Quando você tem um objetivo claro em mente, é mais fácil se motivar para começar.
Por exemplo, em vez de dizer “Eu quero aprender uma nova língua”, tente definir uma meta mais específica. Algo do tipo “Eu quero ser fluente em espanhol em um ano”. Isso torna a meta mais tangível, além de fornecer um prazo claro para a realização.
2. Divida grandes tarefas em partes menores
Grandes tarefas podem parecer esmagadoras, o que pode levar à procrastinação. Isso ocorre por desânimo ou mesmo ansiedade. Portanto, ao dividir uma grande missão em partes menores, facilita o gerenciamento de cada etapa.
Só para exemplificar, se você tem um relatório grande para escrever, divida-o em seções menores. A partir daí, concentre-se em completar uma seção de cada vez.
3. Estabeleça um cronograma
Outra das dicas para vencer a procrastinação é definir um cronograma para cada uma das tarefas. Inicialmente, isso funciona porque ajuda a criar um senso de urgência. Sobretudo, quando precisa executar tarefas grandes ou de longo prazo.
É o caso daquele projeto que levará várias semanas! Sendo assim, estabeleça prazos específicos para diferentes partes dele.
4. Eliminar distrações é uma das principais dicas para vencer a procrastinação
Distrações podem facilmente levar à procrastinação. Portanto, tente criar um ambiente de trabalho que as minimize. Em outras palavras, desligue as notificações do telefone quando precisar finalizar um trabalho.
Da mesma forma, evite dar aquela espiadinha nas redes sociais. Ainda, opte por um local tranquilo para trabalhar. Por fim, caso precise atualizar seu e-mail, tente definir horários específicos para verificar a caixa de entrada.
Leia mais: 7 hábitos que você deve evitar se quiser ser respeitado no futuro
5. Pratique a técnica Pomodoro
Você já ouviu falar na técnica Pomodoro? De modo geral, trata-se de uma estratégia de gerenciamento de tempo que envolve trabalhar por um período definido (geralmente 25 minutos), seguido de uma pausa curta (geralmente 5 minutos). A prática pode ajudar a manter o foco e a energia, facilitando começar e continuar trabalhando.
6. Cuidar da sua saúde (física e mental) também é uma das dicas para vencer a procrastinação
Manter-se fisicamente saudável pode ter um grande impacto na sua capacidade de evitar a procrastinação. Isso inclui dormir o suficiente, comer alimentos nutritivos, fazer exercícios regularmente e cuidar da sua saúde mental. Quando você se sente bem, é mais fácil se concentrar e se manter produtivo.
Viu só, como não é tão difícil vender o bichinho da procrastinação? Se sofre com este problema, tente alguma dessas dicas e nos conte qual foi o resultado!
Comentários estão fechados.