6 passos para controlar os gastos e organizar suas contas

Dicas práticas para economizar em despesas diárias e alcançar a estabilidade financeira

Um levantamento recente da Serasa mostra que o aumento dos gastos médios mensais não se alinha à renda mensal média das famílias brasileiras. Segundo a pesquisa, o que anda pesando mais no bolso são exatamente as despesas mais básicas. Aí, o jeito é dar uma apertadinha no controle de gastos para pagar as contas e, quem sabe, fazer sobrar um dinheirinho no final do mês. Mas, como fazer isso?

O fato é que, muitas vezes, algumas mudanças de hábito já fazem toda a diferença. Ademais, ter a total consciência do quanto a família recebe no fim do mês para não gastar mais do que ganha. Quer ver alguns exemplos disso?

Primeiro passo para o controle de gastos: cartões e tarifas bancárias

O cartão de crédito é, ao mesmo tempo, um parceiro ou inimigo dos gastos. Se, por um lado, ele ajuda nas emergências, acaba sendo uma tentação para as comprinhas desnecessárias.

Por isso, elimine o uso dele ou, ao menos, deixe mesmo para aqueles momentos mais urgentes. Afinal, o pequenininho pode aumentar a capacidade de endividamento. Em vez disso, considere usar cartões pré-pagos. Outra dica é revisar as anuidades e tarifas cobradas pelo seu banco.

LEIA MAIS: 4 passos para recomeçar a vida do zero e ser mais feliz

Pense na possibilidade do aluguel de carro

Ok, a gente sabe que o transporte público no Brasil nutre o sonho do carro próprio. Entretanto, os custos do veículo são altos, indo desde combustível até seguro e manutenção.

Sendo assim, avalie alternativas para ajudar no controle de gastos. Por exemplo, alugar um por período específico ou viagens. Ainda há opções de compartilhar assinaturas. Assim, você tira do orçamento despesas com prestações, IPVA, entre outras.

Assinaturas de TV a cabo e telefonia

Você precisa mesmo de todos aqueles canais que estão no seu pacote? E aquele plano de telefonia com vários minutos e gigas de internet? É mesmo necessário?

Faça essa avaliação e, se for o caso, troque a TV por assinatura por pacotes de streaming. Ademais, negocie o plano do seu telefone. De repente, você até encontre um que te atenda sem gastar tanto.

Economizar nos serviços básicos ajuda muito no controle de gastos

Sim, um banho relaxante depois de um dia cheio cai como um abraço. Mas, se for muito longo, também cai como uma bomba no final do mês, tanto na conta de água quanto de energia. Ademais, deixar todas as luzes da casa acesas como se fosse o Natal não faz nada bem para o orçamento e até o meio ambiente! Sendo assim:

  • apague a luz dos cômodos desocupados
  • aproveite a luz natural (temos isso de sobra no Brasil)
  • opte por lâmpadas mais econômicas
  • tome banhos mais rápidos

Outra dica é desligar aparelhos da tomada quando não estiverem em uso.

Aproveite os descontos!

Sabe aqueles saldos que, de vez em quando, as lojas fazem? Espere antes de sair comprando os lançamentos! Ademais, vale a pena apostar em pequenos empreendedores, como aquela lojinha do seu bairro. Certamente, os preços são mais baratos e os descontos são ainda mais vantajosos. Sem falar no quanto você ainda ajuda na economia local!

Vale a pena também organizar grupos para compras coletivas. Por exemplo, os pais de alunos da escola onde sua criança estuda se juntam para comprar material escolar mais barato.

LEIA MAIS: Cidades mais caras do mundo para viver tem 8 brasileiras na lista

O controle de gastos também passa pelos custos invisíveis

Aquele cafezinho diário na lanchonete que fica ao lado do trabalho… você já calculou por quanto ele sai no final do mês? Pois é, estes pequenos gastos desnecessários na rua podem impactar seu orçamento. Por isso, reduza ou elimine e prefira fazer refeições em casa, ao menos por um tempo.

A gente sabe que pequenos luxos são um direito que todo mundo tem por pegar tão pesado na rotina. Eles só não podem ser tão frequentes ao ponto de prejudicar seu orçamento. Por isso, faça umas aulinhas de educação financeira e coloque-as em prática. Um dinheiro a mais na poupança também faz um bem danado!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.