6 rituais de Ano Novo mais populares do Brasil

De onde vieram rituais de Ano Novo comuns por aqui, como pular sete ondas e até comer romã

O Ano Novo é, sem dúvidas, uma época de renovação, esperança e boas energias. Por isso, é comum que as pessoas façam rituais e simpatias para atrair sorte e prosperidade para o ano seguinte. Ainda que a gente incorpore costumes de outros países, os rituais de Ano Novo mais populares do Brasil seguem firmes e fortes.

Então, separamos 6 deles para, de repente, você praticar aí, na sua casa, ou onde escolher para passar a virada do ano.

Pular sete ondas

Um dos rituais de Ano Novo mais populares do Brasil é pular sete ondas. Essa tradição tem origem na Grécia Antiga, onde os gregos acreditavam que o mar tinha poder e espiritualidade.

Mas, no Brasil, o ritual veio com os povos africanos, que o associaram à Iemanjá, a orixá das águas.

Para realizar o ritual, é preciso pular sete ondas seguidas, fazendo um pedido para cada onda. Os pedidos mais comuns são relacionados ao amor, saúde, dinheiro e felicidade.

Comer lentilha

Há alguns anos, Xuxa, a Rainha dos Baixinhos, comentou que, quando criança, adorava comer lentilha no Ano Novo. Coincidência ou não, a simpatia, inegavelmente, deu certo para ela!

Mas, de fato, comer lentilha na virada é outro ritual popular de Ano Novo por aqui. Acredita-se que essa tradição tem origem na Itália e chegou às terras brasileiras com os imigrantes.

A princípio, a lentilha tem formato semelhante a moedas, o que representa prosperidade e fartura. Por isso, talvez, a simpatia.

Para realizar o ritual, é preciso comer lentilha na ceia de Ano Novo, preferencialmente como primeiro prato. Também é comum guardar sete grãos na carteira para garantir dinheiro durante todo o ano.

Leia mais: Mega Sena da Virada: tudo que precisa saber para fazer sua aposta

Comer frutas

Outra tradição popular de Ano Novo é comer frutas. Algumas frutas, sobretudo a romã, a maçã e a uva, são associadas à sorte e à prosperidade. Cada uma tem seu próprio ritual, a saber:

  • Romã: representa fartura e abundância. Na noite da virada, você comer uma romã e guardar sete sementes na carteira.
  • Maçã: representa a sorte. Para a simpatia dar certo, precisa dar uma mordida em uma maçã vermelha à meia-noite.
  • Uvas: remetem à prosperidade e ao dinheiro. Segundo a tradição, devemos comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada mês do ano. Também é comum guardar as sementes das uvas na carteira.

Vestir branco

Outro dos rituais de Ano Novo mais populares no Brasil (e todo o mundo) é vestir-se de branco. Acredita-se que seja outra tradição com origem na África, onde muitos povos usavam roupas brancas para homenagear Iemanjá.

O branco representa pureza, paz e renovação. Para realizar o ritual, é preciso vestir roupas brancas na ceia de Ano Novo e na hora da virada.

Oferecer presentes a Iemanjá

A Iemanjá é uma orixá importante na cultura brasileira. Mãe das águas, protege os pescadores e, também, os navegantes. Por isso, nas regiões litorâneas, as praias se enchem de pessoas oferecendo presentes.

O objetivo é, principalmente, pedir proteção e prosperidade para o ano seguinte. Os presentes mais comuns, então, são flores, palmas ou rosas-brancas.

Leia mais: Não sabe que fazer no réveillon? 4 lugares para conhecer

Tomar espumante

O espumante é uma bebida que representa alegria, felicidade e prosperidade. Por isso, embora muita gente não saiba, é um dos rituais de Ano Novo mais populares do Brasil.

Mas, não é só tomar o espumante! Primeiro, é preciso tomar três goles de espumante à meia-noite. E, a cada gole, fazer um pedido.

Os rituais de Ano Novo são uma forma de celebrar a chegada de um novo ano e de atrair sorte e prosperidade. Por isso, vale sempre escolher aqueles que mais combinam com você!

Ah, e se possível, evite estes alimentos que dão azar na sua ceia de Ano Novo.

Comentários estão fechados.