O universo do supermercado vai além de corredores abarrotados de produtos e filas intermináveis. Para os caixas, que estão na linha de frente do atendimento, o dia a dia é recheado de experiências, truques e segredos que os clientes jamais imaginariam.
Coisas que os caixas de supermercado não contam
O jogo de preços e promoções no supermercado
Os caixas são os guardiões dos códigos de barras e estratégias de precificação. Eles sabem como as promoções são manipuladas, com alguns produtos subsidiando o preço de outros. O refrigerante mais caro pode estar compensando a carne mais barata, por exemplo.
Leia mais: Como a restrição alimentar influencia o envelhecimento? Pesquisa responde
Dança das devoluções
Os produtos que mais voltam para as prateleiras não são segredo para os caixas. Eles têm um conhecimento valioso sobre a qualidade e a satisfação dos clientes com diferentes marcas e itens. Itens próximos do vencimento, por exemplo, estrategicamente ocupam a frente das prateleiras para serem vendidos antes da data limite.
Prateleiras sob medida dentro do supermercado
A altura das prateleiras não é aleatória. Produtos infantis ficam na parte inferior, ao alcance das crianças, enquanto os itens para adultos ocupam os compartimentos mais altos. Os caixas observam essa dinâmica e aprendem sobre as preferências e hábitos de consumo das famílias que frequentam o local.
Metas por trás do sorriso
As equipes de caixa operam sob metas diárias, muitas vezes desconhecidas do público. Passar um número X de compras grandes, estimular o uso do PIX e alcançar uma meta de CPFs nas notas fiscais são exemplos de objetivos que podem influenciar o atendimento.
Higiene em primeiro lugar
A presença de insetos e roedores nos depósitos, apesar de indesejável, é uma realidade em alguns supermercados. Os caixas, por sua vez, alertam para a importância de higienizar todos os produtos comprados, reforçando um hábito essencial da pandemia.
Leia mais: Esta é a fila do supermercado que vai mais rápido, segundo matemático
Troco a mais
Aqueles trocados a mais que você recebe por engano podem ter um impacto negativo no salário do caixa. A responsabilidade pelo erro, em alguns casos, recai sobre o funcionário, que precisa arcar com a diferença.
Comentários estão fechados.