6 sinais de linguagem corporal que denunciam baixa autoestima
Sua postura, olhar e até mesmo a forma como você fala podem revelar como você se sente em relação a si mesmo
Quando o assunto é comunicação, nosso corpo frequentemente transmite mais do que nossas palavras. A linguagem corporal revela muito sobre nossos sentimentos e autoimagem, especialmente no que diz respeito à autoestima.
Apesar de sinais evidentes de baixa autoestima serem amplamente discutidos, existem comportamentos menos conhecidos que também são indicativos do estado emocional de alguém. Por isso, listamos alguns desses sinais sutis de linguagem corporal que apontam para uma autoestima em baixa.
6 sinais de linguagem corporal que indicam baixa autoestima
Evitar olhar nos olhos
O contato visual é uma das formas mais básicas de comunicação não verbal e pode revelar muito sobre a autoestima de uma pessoa.
Indivíduos com baixa autoestima costumam evitar olhar nos olhos, seja por se sentirem desconfortáveis com a atenção alheia ou por não se acharem merecedores dela. Esse comportamento pode ser interpretado como falta de confiança em si mesmo e nas interações sociais.
LEIA MAIS: 4 dicas de linguagem corporal para transmitir confiança, segundo especialista
Postura relaxada em excesso
Uma postura excessivamente relaxada, por vezes até curvada para frente, pode indicar falta de confiança e autoestima.
Pessoas com alta autoestima geralmente mantêm uma postura mais ereta e aberta, enquanto aquelas com baixa autoestima podem parecer fisicamente retraídas, como se estivessem tentando se esconder do mundo.
Pedir desculpas em excesso
Indivíduos com baixa autoestima frequentemente têm dificuldade em reconhecer seu próprio valor e tendem a pedir desculpas exageradamente, mesmo por questões mínimas.
Esse comportamento pode refletir uma falta de confiança em suas próprias habilidades e uma necessidade excessiva de buscar a aprovação alheia.
Falta de assertividade
Pessoas que não se valorizam podem encontrar dificuldades em expressar suas opiniões e defender seus pontos de vista. Elas podem se retrair em situações de conflito ou evitar tomar decisões com medo de serem julgadas ou rejeitadas.
Essa falta de assertividade pode refletir uma falta de confiança em suas próprias capacidades e em sua capacidade de influenciar o ambiente ao seu redor.
Diálogo interno negativo
A forma como nos falamos internamente pode impactar significativamente nossa autoestima. Pessoas que se sentem inferiores frequentemente têm um diálogo interno negativo, criticando-se constantemente e duvidando de suas próprias habilidades e valor. Essa autocrítica constante pode minar a confiança e contribuir para uma visão distorcida de si mesmas.
LEIA MAIS: Autoconfiança e Controle: 8 frases que transmitem respeito e autoridade
Dificuldade em aceitar elogios
Receber elogios pode ser desconfortável para pessoas com baixa autoestima, pois têm dificuldade em acreditar nas palavras positivas dos outros.
Assim, ao invés de aceitar um elogio com gratidão, elas tendem a minimizá-lo ou rejeitá-lo totalmente, o que demonstra falta de confiança em sua própria imagem e valor.
ARTIGOS RELACIONADOS:
- Hábitos para começar hoje e ter uma vida saudável na aposentadoria
- Hábitos que fazem as pessoas te acharem mais atraente? Veja aqui!
- Pessoas de bom coração têm esses 5 hábitos, mas não revelam. Confira!
Comentários estão fechados.