6 vulcões ativos mais perigosos do mundo. Veja aqui!

Do Etna ao Vesúvio, uma lista com vulcões cujas atividades demandam monitoramento constante

Você sabia que existem mais de 1500 vulcões ativos em todo o mundo? E ainda que nenhum deles seja exatamente tranquilo, alguns oferecem maior risco quando entram em erupção. Só para exemplificar, trazemos 6 dos vulcões ativos mais perigosos do mundo e onde eles estão localizados.

Antes de mais nada, como saber se um vulcão é potencialmente mais perigoso que os demais? De modo geral, vulcões são aquelas crateras gigantes que conectam o interior e o exterior da Terra. A maioria deles está em áreas onde as placas tectônicas se encontram.

O que acontece é que eles entram em atividade após períodos de inatividade. É quando expulsam materiais como lavas, gases, cinzas e magma. Para determinar se um vulcão é perigoso, outros fatores também são considerados, como:

  • localização do vulcão
  • número de pessoas vivendo nas proximidades
  • histórico de erupções
  • riscos de desastres naturais derivados da atividade, como tsunamis ou deslizamentos

No caso de vulcões submarinos, ainda existe o risco de liberação de dióxido de carbono na água. Ou seja, motivos para se preocupar com os vulcões ativos mais perigosos do mundo não faltam.

Vulcões ativos que são os mais perigosos do mundo

Popocatépetl: perigoso e mítico

Freepik

Este gigante de 5.400 metros está localizado no México, entre a capital e a cidade de Puebla. Segundo a lenda, durante as civilizações pré-hispânicas, rituais para diferentes fins eram realizados lá.

Atualmente, o Popo é um dos vulcões mais perigosos da América Latina e do mundo. Sua última erupção foi em 2019, mas apesar de toda a sua atividade, o vulcão é constantemente monitorado. Tanto que existem trilhas pelo parque onde está situado.

LEIA MAIS: Como escolher as melhores plantas para pendurar em sua casa? Veja aqui!

Eyjafjallajökull

Freepik

Sim, ele não só está ativo, como sua atividade já dura mais de 8 mil anos! O vulcão está numa geleira e, apesar de ser “mais baixo” que o anterior, com 1.600 metros de altitude, suas erupções são bastante impactantes. Por exemplo, a erupção de 2010 lançou colunas de cinzas que se espalharam por toda a Europa, resultando em cancelamento de voos, entre outros impactos.

Monte Vesúvio

Freepik

Você provavelmente já ouviu falar da erupção que soterrou Pompeia, certo? Até virou filme! O responsável por essa tragédia é o Monte Vesúvio, considerado um dos vulcões ativos mais perigosos do mundo.

Na Antiguidade, os romanos acreditavam que a montanha era um local sagrado em homenagem a Hércules. Mesmo assim, e principalmente devido ao perigo que representa, o Vesúvio é a zona vulcânica mais densamente povoada do planeta.

LEIA MAIS: Apesar do sucesso e da aprovação dos críticos, essa série não terá continuidade

Vulcão Taal

Freepik

Um vulcão tão fascinante quanto perigoso! Localizado no lago de mesmo nome, nas Filipinas, o Taal abriga, dentro de sua cratera, outro lago e até mesmo uma ilha.

Mas não se engane, sua visita não é recomendada! Afinal, o Taal não é famoso à toa. Com mais de 33 erupções desde o século XVI, todas repletas de riscos sulfurosos, esse é um dos vulcões ativos mais perigosos do mundo que permanece constantemente monitorado.

Etna

Freepik

O próprio significado do ditado “o gigante acordou”. Com 3.324 metros, o Etna nos Alpes italianos é o maior vulcão da Europa. Além da altitude impressionante, sua base se estende por 140 quilômetros, equivalente à distância entre duas cidades!

Classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Etna é conhecido pela fertilidade do solo ao seu redor, com vinhedos e plantações na região. No entanto, após dois anos de inatividade, o vulcão entrou em erupção na noite de 13 de agosto de 2023, resultando inclusive no fechamento do aeroporto de Taormina.

LEIA MAIS: Como encontrar a felicidade em cada etapa da sua vida

Paricutín

Freepik

Outro dos vulcões ativos mais perigosos do mundo localizados no México. Em 1943, a montanha entrou em erupção, soterrando as cidades de Paricutín e San Juan Paragaricutiro. Você sabia que a atividade durou mais de nove anos?

E você, já teve a oportunidade de ver de perto algum dos vulcões ativos mais perigosos do mundo? Como foi a sua experiência?

Ficou interessado neste conteúdo? Então, não deixe de conferir todas as novidades acessando o site Mundo em Revista!

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.