7 faculdades em risco que podem deixar de existir em breve

Algumas carreiras tradicionais podem estar diante de um período de adaptação e transformação ou, em alguns casos, até mesmo de extinção nos próximos anos.

Com os avanços constantes das Inteligências Artificiais (IAs), várias profissões que antes eram exclusivamente humanas estão enfrentando ameaças e mudanças significativas. O cenário é desafiador, levando algumas faculdades a atualizarem urgentemente suas grades curriculares para garantir a relevância de certas profissões em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia. Confira o futuro das faculdades.

Profissões em risco

Uma pesquisa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos do Ensino Superior revela que até 2030 algumas graduações correm o risco de deixarem de existir ou passarem por mudanças substanciais.

Essa conclusão vai de encontro com um estudo da Universidade de Oxford, que estima que cerca de 47% dos empregos atuais serão substituídos por tecnologias inteligentes.

Pedagogia

Mudanças nos métodos de ensino e a adoção de tecnologias educacionais podem redefinir o papel dos pedagogos.

Jornalismo

Com o advento das redes sociais e a rápida disseminação de informações, é necessário que o jornalismo se adapte para combater notícias falsas e se torne uma fonte de informação confiável, sob pena de enfrentar desafios significantes.

Leia mais: O que são as ‘hard skills’ e como elas te ajuda a se destacar?

Psicologia

Com o crescimento da telemedicina e os avanços em IAs voltadas para a saúde mental, a psicologia enfrenta desafios. Os psicólogos do futuro podem precisar combinar habilidades humanas com tecnologia e ciência de dados para se manterem relevantes.

Engenharia de produção

Com a crescente demanda por produções locais e personalizadas impulsionadas por técnicas como a manufatura aditiva, a engenharia de produção precisa evoluir. Habilidades em design e logística reversa podem se tornar essenciais.

Administração

Com os ecossistemas empresariais se tornando mais complexos, os profissionais de administração tradicionais precisarão evoluir. O administrador do futuro terá que inovar, atuar em cenários diversos e entender conceitos como sustentabilidade e economia circular.

Ciências contábeis

O avanço de softwares financeiros e sistemas blockchain está transformando a contabilidade. Profissionais tradicionais estão cedendo espaço para especialistas em finanças digitais, criptomoedas e para o próprio progresso tecnológico, o que coloca em dúvida a sobrevivência do curso de Ciências Contábeis.

Leia mais: 5 Profissões que oferecem liberdade para trabalhar de qualquer lugar

Direito

O avanço da automação no campo jurídico e o uso de soluções baseadas em IA podem impactar a demanda por profissionais tradicionais do direito.

Comentários estão fechados.