7 frases que pessoas emocionalmente inteligentes não falam, segundo psicóloga

A Inteligência Emocional é uma habilidade essencial para o sucesso em todos os aspectos da vida. Veja como melhorar sua Inteligência Emocional.

Em entrevista à CNBC, uma psicóloga formada na Faculdade de Medicina de Harvard compartilhou valiosas perspectivas sobre como aprimorar nossa inteligência emocional. Evoluir emocionalmente requer empenho e determinação, mas não é uma tarefa impossível. Comece evitando algumas frases que a psicóloga listou para você:

7 frases a serem evitadas para desenvolver a inteligência emocional

“Não estou mudando. Isso é quem eu sou.”

A inteligência emocional não se trata de ser inflexível. A capacidade de evoluir ao longo do tempo, aprendendo e crescendo, é muito importante. Ter convicções é necessário, mas também é essencial estar aberto ao que a vida nos oferece de novo.

“Estou me sentindo assim por sua causa.”

Atribuir nossos sentimentos a fatores externos é uma armadilha que pessoas emocionalmente inteligentes evitam. Elas entendem que as emoções estão relacionadas à maneira como percebemos as situações e assumem a responsabilidade por suas reações emocionais.

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“Não seja exagerado!”

A habilidade de ouvir a experiência de outras pessoas sem reagir exageradamente é um sinal de inteligência emocional. Isso demonstra autoestima e autoconhecimento e permite absorver as emoções dos outros sem interpretações equivocadas.

“Os sentimentos que você está experimentando são irracionais.”

Pessoas emocionalmente inteligentes não apenas questionam seus próprios sentimentos, mas também possuem habilidade para reconhecer as emoções dos outros. Mesmo sem compreender completamente a origem desses sentimentos, mostram empatia e respeito pela experiência emocional alheia.

“Não me importo com o que você está sentindo.”

Demonstrar empatia é importante para desenvolver relacionamentos mais saudáveis. A falta de empatia dificulta a criação de conexões, sobretudo quando as pessoas estão passando por momentos difíceis. A inteligência emocional nos leva a apoiar mais os outros em suas jornadas emocionais.

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“Você está errado.”

Em vez de rejeitar automaticamente o feedback recebido, pessoas emocionalmente inteligentes se concentram em entender o ponto de vista do outro. Isso envolve evitar extremos e focar em tudo o que o outro está dizendo, promovendo uma comunicação mais aberta e eficaz.

“Não te perdoo.”

Colocar-se no lugar do outro é o que diferencia pessoas emocionalmente inteligentes. Isso permite um maior acolhimento ao perdão, pois entendem que as experiências humanas são complexas. Em contrapartida, aqueles menos seguros podem ter dificuldade em perdoar erros.

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