7 sinais de que você precisa de uma mudança para ser mais feliz

Se a rotina parece sufocante, talvez seja hora de mudar. 7 sinais que indicam que sua rotina pode estar impedindo sua felicidade

Se você sente que está preso em um ciclo sem fim e desperdiçando seu precioso tempo de vida, talvez esse seja o sinal necessário para que você passe por uma grande transformação.

Ser feliz é o anseio de quem vive, mas muitas vezes o caminho até a felicidade não é fácil, ou os sinais que levariam a esse caminho ainda não foram decifrados.

No entanto, não se preocupe! A psicologia tem as respostas que podem indicar que você precisa de uma renovação em sua vida.

7 sinais de que você precisa mudar

Você odeia as segundas-feiras

Para alguns, a segunda-feira significa o início de uma nova semana repleta de possibilidades de sucesso, diversão, crescimento pessoal e profissional. Entretanto, segundo o psicólogo Thomas Rutledge, para outros, a aversão a esse dia está ligada ao estresse emocional, à falta de produtividade nas tarefas semanais e até mesmo ao aumento do risco de suicídio entre homens e mulheres.

Esses efeitos colaterais podem estar associados a uma má administração do sono, como dormir tarde no domingo e acordar cedo no dia seguinte, além de altos níveis de estresse. Como resultado, acidentes de trabalho, derrames e impactos negativos na saúde física tornam-se possibilidades reais.

LEIA MAIS: 7 sinais claros de imaturidade emocional em líderes. Confira!

O tempo demora a passar

Se o tempo passa devagar, pode ser um sinal de que algo está errado – Foto: Freepik

A percepção do tempo é diferente para cada um, e é nesse ponto que você pode identificar se precisa ou não de uma mudança. Quando fazemos algo que amamos e nos traz felicidade, o tempo parece fluir de forma agradável. Em contrapartida, quando estamos presos em trabalhos e rotinas estressantes, a sensação é bem oposta.

Assim, sentir que seu tempo está sendo mal aproveitado pode ser um forte indicativo da transformação que você tanto precisa em sua vida. Portanto, não tenha medo de experimentar coisas novas; tentar novas experiências pode acabar trazendo mais felicidade do que permanecer em uma vida insatisfatória por medo de mudar.

Inveja

Este é um tema delicado, pois ninguém gosta de admitir que sente inveja. Esse sentimento revela os medos, inseguranças, desesperos e frustrações que guardamos dentro de nós. A inveja é um reflexo de nós mesmos.

No entanto, nem tudo está perdido. Segundo Susan Biali Haas, a inveja pode ser um termômetro para descobrir seus desejos e traçar seu caminho até seus objetivos. O que você precisa é criar a coragem para lutar pelos seus sonhos.

Você vive em um looping

Sei o quanto é difícil ter apenas obrigações, sem tempo para lazer, conversas com amigos ou até mesmo para assistir a um simples filme. A rotina consome você, e as redes sociais fazem você acreditar que não é o suficiente, enquanto a pressão social afirma que você é um fracasso.

Ao chegar em casa, você come, escova os dentes, dorme e acorda novamente para reiniciar o ciclo, sentindo que não está indo a lugar algum.

Mas calma! Esqueça as pressões externas e se levante. Invista no que você tem de bom para oferecer ao mundo. Tenha um hobby nos fins de semana, comece novos projetos sobre algo que você ama e ao qual é dedicado. Tenha um propósito! Crie suas metas de vida e foque nelas para encontrar felicidade.

LEIA MAIS: Profissões do futuro: as carreiras que mais crescerão até 2030

Você sonha acordado

Especialistas alertam que sonhar acordado não é ruim. No entanto, como diz o ditado: “Tudo demais, sobra”? Este sinal baseia-se nesse princípio, pois sonhar acordado é uma ferramenta que permite visualizar o que você deseja e o que precisa ser feito.

Entretanto, perder tempo excessivo no mundo da imaginação pode levar a devaneios desadaptativos, onde você passa horas nesse estado e esquece de viver plenamente.

Você é um(a) reclamador(a)

Todos nós reclamamos; essa é uma reação humana natural quando estamos desconfortáveis ou simplesmente não gostamos de algo. Contudo, dependendo da frequência, a reclamação pode ser um sinal de infelicidade.

Robert Biswas-Diener, pesquisador de felicidade, explica que existem três tipos de reclamação. A reclamação instrumental nos ajuda a identificar problemas e soluções, enquanto desabafar serve para evidenciar um problema e buscar uma resposta de outra pessoa.

No entanto, a reclamação crônica é preocupante, pois indica infelicidade; quando a reclamação se torna uma rotina, nossa mente passa a focar apenas nas dificuldades.

Sua intuição está apontando o caminho

A intuição é um fator poderoso que pode nos guiar nas decisões em diversas áreas de nossas vidas. O nosso corpo é um exemplo claro disso, enviando sinais de desconforto em situações que nos deixam inseguros e nervosos.

LEIA MAIS: Como saber se você é carismático, mas falta confiança para brilhar

Esse sinal é emitido pelo nosso cérebro, que em situações desconfortáveis pode nos levar a repensar nossa trajetória. Segundo a psicoterapeuta Erin Leonard, a intuição nos fornece dados essenciais que garantem segurança e sucesso.

Comentários estão fechados.