8 ideias de cozinha vintage que são puro afeto!

Dos tempos da vovó, bandejas, azulejos e até a jarra de abacaxi são clássicos da cozinha vintage

Quando uma pessoa visita sua casa, onde costuma se sentar? Na sala, né? Mas, se for muito próxima, daquelas quase da casa, não tem a menor cerimônia em entrar na cozinha! Isso tem raízes lá no passado, além de muita relação com afeto. E qual decoração mais combina com isso? A retrô, com itens que lembram a casa da vovó, bem longe daquele perfil minimalista que tanto pregam. Pois, acredite, montar uma cozinha vintage é bem mais fácil do que imagina!

A relação entre cozinha e afeto vem de muito tempo. Isso envolve o preparo de pratos gostosos e especiais, além de só convidar quem é realmente muito íntimo para a cozinha. Assim, quando a gente vê, por exemplo, pratinhos esmaltados ou filtros de barro, sentimos aquela onda nostálgica.

Felizmente, esse sentimento não precisa ficar no passado, pois a cozinha vintage é uma tendência que parece ter vindo para ficar. Por isso, trouxemos algumas inspirações com muita cor, enfeites e detalhes fofinhos. Vale até resgatar aqueles utensílios da vovó!

Bandejas vintage

Você, com certeza, deve lembrar das bandejas que sua avó usava para servir café às visitas. Normalmente, vinham com metal colorido, flores e outros detalhes mais delicados.

Então, que tal relembrar isso e trazer para sua cozinha? Mas, não só para servir, como também guardar temperos ou apenas enfeitar.

Azulejos decorados

Dê um passeio nestas feiras especializadas e repare: os azulejos decorados estão lá. Pode ser aquele modelo inspirado nos azulejos portugueses. Ou, ainda, pinturas à mão, flores, entre desenhos.

Uma dica de decoração de cozinha vintage, então, é revestir a parede. Nem precisa ser no cômodo todo! Vale uma parede ou apenas uma parte, como perto do fogão.

Utensílios antigos são excelentes para uma cozinha vintage

Brechós e antiquários são ótimos para “garimpar” peças antigas. Ou, mesmo as feirinhas que mencionamos acima. Isso inclui pratinhos, colheres, panelas e até balanças.

E o pinguim de geladeira?

Tão vinculado à decoração brega, coitadinho, que até perdeu o valor. Mas, justiça seja feita: poucas coisas são tão vintage quanto o pinguim de geladeira!

Ok, não precisa colocar o enfeite lá, mas transportar, por exemplo, para garrafa térmica, pratinhos ou enfeites.

E, dos mesmos criadores do pinguim, temos a jarra de abacaxi. Siiim, aquelas bem no estilo Dona Nenê! Quer uma dica? Transforme o objeto em algo bem boho, colocando luzinhas dentro para servir de luminária.

Mais dicas para cozinha vintage super estilosa

Além das dicas acima, a gente trouxe mais umas recomendações para deixar sua cozinha com cheiro e aparência de afeto:

  • Eletrodomésticos com design retrô, como geladeira, fogão, liquidificador e torradeira. Normalmente, você encontra tanto em cores vibrantes, como vermelho, quanto mais neutras, daquelas branquinhas.
  • Use pisos antigos, como ladrilho hidráulico, cerâmica ou madeira.
  • Além dos azulejos, decore as paredes com relógios de época, quadros ou porta-retratos antigos. Você também pode usar adesivos com temas vintage, como desenhos, frases ou logotipos.
  • Invista em móveis retrô, incluindo armários, mesas, cadeiras e bancos. Alguns dos mais comuns são aquelas mesinhas de fórmica ou metal

Ah, e além da jarra de abacaxi, também há pratos, xícaras e outras peças com estampas e cores kitsch. Tudo para deixar sua cozinha vintage sempre charmosa!

Comentários estão fechados.