8 livros de autocuidado para melhorar a relação consigo mesma
Títulos que ajudam no processo de autoconhecimento e amor próprio, seja qual for a fase da vida
Todo mundo planeja reorganizar sua rotina, abandonar hábitos que fazem mal e se dedicar mais a si. Mas, nem sempre é fácil, sobretudo, promover tantas mudanças sozinha. Isso inclui tanto o autoconhecimento quanto adotar novas motivações. Por isso, é sempre válido, além de contar com terapias profissionais, se jogar na leitura de títulos que enriqueçam essa jornada. E, para te ajudar, trouxemos 8 livros de autocuidado que vão ajudar nessa relação consigo mesma.
Aprender a impor limites, adotar hábitos diários mais saudáveis e mesmo lidar com o envelhecimento são desafios que, acredite, não se mostram anda fáceis. Mas, se a leitura ajuda em tantas coisas, por que não traria insights importantes sobre o autocuidado e autoconhecimento?
8 livros de autocuidado para ter na mesinha de cabeceira
Abaixo, uma lista de títulos sugeridos pela revista Vogue que podem, e muito, te auxiliar neste processo de conhecimento e cuidado consigo mesma.
A Coragem de Ser Imperfeito
Viver é enfrentar incertezas, riscos e, consequentemente, se expor emocionalmente. Mas, segundo Brené Brown, a vulnerabilidade não é fraqueza, mas a essência da coragem.
Por isso, seu livro destaca descobertas, estratégias e dicas transformadoras, desafiando a reavaliar nossa forma de viver e nos relacionar.
Leia mais: 6 dicas para vencer a procrastinação e aumentar a produtividade
A Revolução da Glicose, um dos mais interessantes livros de autocuidado
A bioquímica francesa Jessie Inchauspé, também conhecida como @GlucoseGoddess no Instagram, sugere uma revolução no bem-estar. Isso, a princípio, viria pela compreensão do impacto dos níveis de açúcar no sangue no corpo.
Deste modo, por meio de dados científicos e décadas de pesquisa, a autora aborda como o excesso de glicose se liga a problemas imediatos, por exemplo, o ganho de peso e fadiga. Também, contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas a longo prazo. Além disso, pode conferir o livro aqui.
A Coragem de Não Agradar
Um dos livros de autocuidado tem inspiração nas ideias de Alfred Adler. Assim, destaca um diálogo transformador entre um jovem e um filósofo ao longo de cinco noites.
Juntos, os dois abordam temas como autoestima, raiva, autoaceitação e complexo de inferioridade. Com isso, evidenciam a possibilidade de libertar-se de expectativas alheias e dúvidas paralisantes.
Da mesma forma que os diálogos de Platão, o filósofo dá as ferramentas para que o jovem se reinvente e, assim, recuse limitações impostas por si e pelos outros.
Leia mais: 9 sinais de que você está sendo desvalorizado no relacionamento
Nação Dopamina
Em seu livro, a psiquiatra norte-americana Anna Lembke explora o excesso de estímulos na sociedade. Neste sentido, destaca como isso contribui para uma cultura de viciados em prazer imediato.
A obra também esclarece o papel da dopamina, o neurotransmissor crucial na sensação de recompensa. Assim, explica como a repetição de ações ao longo do tempo pode transformar hábitos aparentemente inofensivos em comportamentos compulsivos.
Um dos mais conhecidos livros de autocuidado é O Poder do Agora
Já percebeu que, muitas vezes, dedicamos nossos pensamentos ao passado e planejando o futuro? Consequentemente, acabamos negligenciando o presente.
Neste sentido, a mensagem de Eckhart Tolle é incisiva: para mudar verdadeiramente nossas vidas, precisamos começar a viver o hoje. Essa abordagem, então, se coloca como o caminho mais eficaz para alcançar a felicidade e a iluminação.
Outlive: a Arte e a Ciência de Viver Mais e Melhor
Peter Attia, autor deste que se destaca entre os melhores livros de autocuidado, elabora um guia prático para assumir o controle da saúde. Ademais, foca na compreensão e enfrentamento das doenças crônicas relacionadas ao envelhecimento.
O autor, então, destaca o diagnóstico tardio e o tratamento focado apenas em estender a vida, sem considerar sua qualidade. Attia também propõe estratégias para mudanças, lembrando que o amadurecimento tem influência de diversos fatores.
Caderno de Exercícios para Cuidar de Si Mesmo
Ser gentil consigo, superar preocupações sobre o julgamento alheio e evitar o receio de se tornar egoísta são, inegavelmente, desafios muito comuns. Por isso, este livro é um verdadeiro caderno de exercícios busca ajudar a encontrar respostas a essas perguntas pessoais.
Leia mais: 7 hábitos que você deve evitar se quiser ser respeitado no futuro
Os Quatro Compromissos: o Livro da Filosofia Tolteca
Por fim, encerrando os livros de autocuidado, a obra oferece a perspectiva de uma nova vida cheia de energia, felicidade genuína e amor. Com base no pensamento dos antigos toltecas, Don Miguel Ruiz destaca quatro compromissos fundamentais para alcançar essa transformação:
- ser impecável com a palavra
- não levar nada para o lado pessoal
- evitar conclusões precipitadas
- sempre dar o melhor de si
Imperdível, né?
Então, anotou todos os títulos para se reconhecer nestes livros de autocuidado? Mas, lembre-se que este processo é gradual e, nem sempre, fácil. Portanto, se precisar de ajuda profissional, não hesite em procurar!
Comentários estão fechados.