9 tipos de inteligência, de acordo com psicólogo: qual é a sua?
Qual área você costuma se destacar? Psicólogo Howard Gardner revela 9 tipos de inteligência distintas
No paradigma tradicional, a inteligência era frequentemente medida e definida pelo QI (Quociente de Inteligência). No entanto, a perspectiva inovadora proposta pelo psicólogo Howard Gardner desafia essa abordagem unidimensional.
Gardner introduziu a teoria das inteligências múltiplas, reconhecendo uma ampla gama de capacidades humanas. Por isso, entre essas nove inteligências, você pode se identificar mais com uma característica. Conheça abaixo cada uma.
9 tipos de inteligência, segundo Howard Gardner
Linguística-Verbal
Habilidade de usar palavras de forma eficaz, tanto na comunicação oral quanto escrita. Indivíduos com essa inteligência são geralmente bons em ler, escrever, contar histórias e aprender idiomas.
Lógico-Matemática
Enquanto, esse tipo de inteligência refere-se à capacidade de raciocinar logicamente e resolver problemas matemáticos complexos. Por isso, associa-se a habilidades de pensamento analítico e abstrato.
Leia mais: 10 atitudes sutis que, mesmo bem-intencionadas, podem dificultar as relações
Espacial
Já a inteligência espacial é uma habilidade para perceber o mundo visualmente e manipular objetos em mente. Assim, quem tem esse tipo de inteligência, costuma ser bom em orientação espacial, desenho, mapas e navegação.
Musical-Rítmica
Trata-se da sensibilidade ao som, ritmo e melodia. Além disso, relaciona-se à habilidade de tocar instrumentos musicais, cantar, compor e entender padrões sonoros.
Corporal-Cinestésica
Você tem habilidade para usar o corpo de forma coordenada e expressiva? Então deve ter inteligência corporal-cinestésica! Pessoas com esse tipo de inteligência são frequentemente atléticas e têm talento em atividades físicas, como esportes, dança e artes cênicas.
Intrapessoal
Já essa inteligência envolve o conhecimento e compreensão de si mesmo. Pessoas com forte inteligência intrapessoal têm uma boa compreensão de suas emoções, motivações e metas pessoais.
Interpessoal
Quem tem inteligência interpessoal, tem facilidade em compreender os outros, suas emoções, intenções e motivações. Ou seja, tem habilidades sociais sólidas e é bom em trabalhar em grupo.
Naturalista
Aqui, trata-se de sensibilidade para compreender a natureza e as características dos seres vivos e não vivos. Relaciona-se à observação e classificação de elementos do ambiente natural.
Leia mais: 5 frases poderosas que pessoas com autoestima elevada sempre usam. Confira!
Existencial
Por fim, essa inteligência envolve a reflexão sobre questões fundamentais da existência, como a natureza da vida, morte, liberdade e significado da existência. Gardner adicionou essa inteligência mais tarde em sua teoria, destacando a capacidade de contemplar questões filosóficas profundas.
Comentários estão fechados.