Afinal, colocar comida quente na geladeira faz mal ou não?
Confira o que diz a ciência e os especialistas sobre esse hábito.
Quando o assunto é eletrodoméstico, alguns deles se destacam, como a televisão e o fogão. No entanto, aquele que não pode faltar na casa de qualquer pessoa é a geladeira. Afinal, ela oferece uma alternativa muito eficaz para guardarmos nossos alimentos, garantindo a segurança e qualidade das comidas. No entanto, ainda existem algumas dúvidas em relação ao seu uso, como se é permitido guardar comida quente na geladeira.
O que dizem os especialistas?
O mito de que não é permitido colocar comida quente na geladeira é bem antigo, então muitas pessoas esperam suas marmitas e panelas esfriarem. Segundo a ciência, não existe problema em guardar seus alimentos dessa maneira. Porém, é necessário ter alguns cuidados, que apesar de simples, vão garantir sua segurança.
Entre eles, não é recomendado levar a comida à geladeira assim que a tirar do fogo. Nesse caso, remova a tampa e espere pelo menos uma hora até que ela resfrie um pouco. Depois, coloque-a em uma vasilha leve até o freezer.
Além disso, se deseja acelerar o processo de resfriamento, pode deixar o pote dentro do eletrodoméstico por algumas horas. Claro, sem esquecer de tampá-lo logo depois. Caso contrário, pode acabar com uma infecção alimentar.
Leia mais: Alimentos que você não deve guardar na geladeira. Veja o porquê!
Como garantir alimentos bem refrigerados?
Além dos cuidados com a temperatura dos alimentos, existem outras práticas essenciais para a qualidade e durabilidade de cada um. Entre elas, utilizar o compartimento ideal e indicado pela própria fabricante é uma das mais importantes.
Ou seja, o queijo e outros laticínios devem ser colocados na gaveta específica para fios, enquanto vegetais e frutas em suas prateleiras. Para isso, deve levar em conta o quanto cada parte é refrigerada, já que os produtos também exigem diferentes temperaturas
Ademais, não pode esquecer de verificar regularmente a validade de cada um, se apresentam mau cheiro, etc. Em alguns casos, a higienização de certos itens também é importante, especialmente os vegetais.
Comentários estão fechados.