Abstinência de cafeína: o que acontece quando cortamos o café?
Apesar de grave, a abstinência de cafeína é ignorada por muitos.
Para muitas pessoas, não existe nada melhor do que tomar um copo de café pela manhã ou no final da tarde. Em alguns casos, essa bebida pode estar tão presente no dia de alguém, que deixar de tomá-la se torna um verdadeiro pesadelo. Os especialistas chamam isso de abstinência de cafeína, visto que assim como outras substâncias, ela é capaz de afetar o cérebro e causar dependência.
Como o café age em seu corpo
A cafeína se difere por ser absorvida de forma muito rápida pelo corpo. Logo, pouco tempo após ser consumida, oferece uma série de sensações, como melhora no humor, euforia e redução do cansaço. Inclusive, ela está presente não apenas no café, mas também em refrigerantes, alguns chocolates e em energéticos. É por esse motivo que esses alimentos também são viciantes.
Ainda assim, mesmo após bastante tempo de uso dessa substância, muitas pessoas tentam dar uma pausa. Porém, largá-la pode não ser tão fácil, visto que ocorrem muitos efeitos colaterais. Entre eles, dores de cabeça, irritabilidade e ansiedade são os que mais se destacam. Por esse motivo, especialistas recomendam reduzir as doses aos poucos, o que pode deixar o processo menos doloroso.
No final, é algo recompensante, pois a longo prazo o seu uso pode causar problemas intestinais, como azia e indigestão. Além disso, o café pode causar manchas no dente, que alteram até mesmo sua sensibilidade. Inclusive, é possível encontrar até mesmo algumas campanhas na internet que buscam desestimular o seu uso.
Leia mais: Água com canela realmente ajuda na perda de peso? Especialistas respondem
Como lidar com a abstinência?
Basicamente, as primeiras 24 horas sem o café podem ser as mais difíceis, visto que as dores de cabeça costumam ser mais intensas. Nesse caso, pode-se utilizar um analgésico para reduzi-la, mas o cansaço e outros sintomas podem ser reduzidos com uma alimentação saudável, exercícios físicos e, principalmente, bastante água.
Além disso, pode investir em mais descansos do que o normal, como boas horas de sono durante a semana.
Comentários estão fechados.