Qual a diferença entre ChatGPT e Copilot? E o Gemini?
Entenda a diferença entre os principais bots de inteligência generativa usados atualmente e como aplicá-los no seu cotidiano
A inteligência artificial generativa (IA generativa), sem dúvida, transformou a forma como criamos e consumimos conteúdo. Afinal, quem nunca recorreu ao ChatGPT para uma pesquisa? Ou, mais recentemente, ao Copilot para analisar dados? Diante desse cenário, surgem quatro nomes principais e a pergunta é: qual é a diferença entre o ChatGPT e o Copilot? E onde entra o Gemini? E, por fim, o GPT4 é melhor?
Cada um desses nomes possui suas particularidades e utilizações específicas. Além disso, existem versões gratuitas e pagas, sendo estas últimas as que oferecem respostas mais precisas. Agora, vamos fazer um resumo rápido sobre cada uma dessas ferramentas e como utilizá-las no dia a dia.
O que é a IA Generativa?
Antes de mais nada, é importante entender o que é exatamente a inteligência artificial generativa. De maneira geral, é uma tecnologia que utiliza algoritmos para criar conteúdos originais, como textos, imagens, sons e vídeos. Essa criação é baseada em um conjunto prévio de dados.
Essa tecnologia amplia as possibilidades em diversas áreas, como produção de conteúdo, desenvolvimento de software e criação artística.
Mas será que a IA vai substituir o trabalho humano? Talvez, caso não saibamos utilizá-la corretamente. Por isso, é importante entender não só a diferença entre o ChatGPT e o Copilot, mas também os outros bots disponíveis.
Leia mais: Teste de QI: Você consegue resolver este desafio dos palitos em 21 segundos?
Qual a diferença entre o ChatGPT e o Copilot?
O Microsoft Copilot é integrado ao ecossistema de produtividade da Microsoft e pode ser usado em conjunto com aplicativos como Teams, Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
Além disso, sua principal finalidade é aumentar a eficiência do usuário. Assim oferecendo assistência contextual baseada em inteligência artificial. Por exemplo, o Copilot pode sugerir edições, fazer resumos, responder e-mails e criar apresentações.
Ainda, uma característica interessante é que o Copilot utiliza uma versão personalizada do modelo GPT-4 da OpenAI, adaptada para atender às demandas dos produtos Microsoft.
Já o ChatGPT é um modelo de linguagem Generative Pre-trained Transformer desenvolvido especificamente para conversação. Ele utiliza o modelo GPT-4 para realizar tarefas baseadas em texto, como responder perguntas, compor poesias e até mesmo descrever códigos de programação.
Ademais, as respostas do ChatGPT são geradas com base no modelo de linguagem, ou seja, sem acesso direto a dados externos. No entanto, vale ressaltar que as interações no ChatGPT podem ser usadas para ajustar os algoritmos da OpenAI, sem garantia de privacidade.
Leia mais: Como ler mensagens no Instagram sem deixar rastros? É muito simples!
O GPT-4 é melhor que o ChatGPT?
Antes de mais nada, o GPT-4 representa o estado da arte em tecnologia de modelos de linguagem da OpenAI. Alé disso, atualmente, está disponível diretamente para usuários individuais pela OpenAI e para empresas por meio do Microsoft Azure.
Comparado às versões anteriores, como o GPT-3.5, o GPT-4 possui uma capacidade significativamente aprimorada de entender e gerar texto, proporcionando respostas mais precisas e contextualizadas.
É importante destacar no GPT-4 a sua habilidade de lidar com instruções baseadas em nuances e ambiguidades, o que supera desafios enfrentados pelos modelos anteriores.
Leia mais: Afinal, o que é o modo invisível do WhatsApp e como ativá-lo?
Gemini
Além das diferenças entre o ChatGPT e o Copilot, é importante ficar por dentro das novidades! Por exemplo, o Gemini é o modelo de linguagem lançado pela Google para substituir o Bard.
Além disso, o funcionamento é praticamente o mesmo. Mas no iPhone o Gemini fica disponível em um link fácil de visualizar. Enquanto no sistema Android ele é disponibilizado por meio de um aplicativo separado.
Ademais, existem versões gratuitas e pagas, sendo a Gemini Ultra 1.0 a versão paga, que requer uma assinatura mensal de US$ 20.
Leia mais: Como melhorar o sinal da Wi-Fi na casa inteira?
Qual escolher?
Agora que você entendeu as diferenças entre o ChatGPT e o Copilot, além de conhecer os detalhes das outras tecnologias, é hora de pensar qual delas é mais adequada para o seu contexto. Assim, a escolha da ferramenta de IA ideal depende das suas necessidades e objetivos.
Por exemplo, se você é programador, o Microsoft Copilot pode ser uma boa opção, assim como o GPT-4. Por outro lado, se você busca um chatbot para conversar ou gerar textos criativos, o ChatGPT é uma escolha popular.
Já se você precisa de um modelo de linguagem para tarefas complexas, como tradução ou geração de código, o GPT-4 pode ser a melhor opção. Por fim, fique atento às novidades trazidas pelo Gemini.
No entanto, é importante lembrar que as ferramentas de IA generativa são apenas ferramentas. Elas não substituem a criatividade humana e devem ser utilizadas com responsabilidade, evitando a criação de conteúdo falso, enganoso ou prejudicial.
Comentários estão fechados.