Conheça os benefícios do cogumelo medicinal, queridinho de celebridades

Há quatro espécies de cogumelo medicinal que, entre seus benefícios, auxiliam no sistema digestivo

Você já ouviu falar sobre os benefícios do cogumelo medicinal? Esses pequenos organismos estão se tornando populares em todo o mundo, conquistando não apenas médicos, mas também celebridades como Gisele Bündchen.

Essas espécies de cogumelos são essenciais para a saúde. Ingredientes derivados de fungos têm sido elogiados por suas propriedades benéficas à saúde. Mas agora, é a vez dos cogumelos medicinais roubarem a cena.

Parte importante do ecossistema fúngico, os cogumelos têm uma série de espécies com propriedades medicinais. Embora sejam novidade no mercado ocidental, o uso desses organismos como medicamentos é uma tradição secular na Ásia Oriental, especialmente na Coreia, China e Japão.

Quais os benefícios do cogumelo medicinal?

Em entrevista à revista Vogue, a Dra. Elaine Pádua afirmou que esses alimentos são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, beta-glucanas, minerais e proteínas.

Com isso, os cogumelos medicinais têm funções antioxidantes e anti-inflamatórias, importantes para fortalecer o sistema imunológico, combater infecções e fornecer energia.

Além disso, estudos anteriores indicam que seu consumo pode ser uma forma de combater o Alzheimer. As cápsulas de Lion’s Mane também demonstram propriedades anti-inflamatórias, podendo ajudar nas funções cognitivas, como concentração e foco. Gisele Bündchen, por exemplo, é uma entusiasta desses benefícios dos cogumelos medicinais.

LEIA MAIS: Cervejas frutadas ganham espaço e conquistam o coração do brasileiro

Como consumir os cogumelos medicinais?

Existem várias formas de consumir esses cogumelos, como cápsulas, pó, extrato líquido e blends para adicionar ao chá, café ou chocolate.

No entanto, é muito importante verificar a certificação e a origem desses alimentos. Ao contrário do shitake, por exemplo, que usamos em receitas, os cogumelos medicinais são medicamentos e seu consumo deve ser prescrito e orientado por profissionais.

Tipos e benefícios do cogumelo medicinal

Agora que você conhece mais sobre os benefícios do cogumelo medicinal, que tal descobrir as propriedades de cada espécie?

Chaga

Diversas pesquisas indicam as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias desse fungo, especialmente seus efeitos no reforço da imunidade. Uma característica distintiva dessa espécie é fornecer probióticos e prebióticos, sendo um grande parceiro para tratar problemas no sistema digestivo e aumentar a diversidade das microbiota intestinal.

Turkey Tail

Graças a uma substância chamada polissacarídeo-K, esse cogumelo medicinal fortalece o sistema imunológico. Atualmente, os especialistas estão pesquisando seu potencial para auxiliar no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue, melhorar o desempenho nos exercícios e reduzir a fadiga. Há indicações de que o Turkey Tail também ajuda a prevenir infecções urinárias.

Benefícios do cogumelo medicinal Cordyceps

Essa espécie ganhou destaque na série de sucesso de 2023, “The Last of Us”, da HBO. Muito popular na medicina chinesa, o Cordyceps ajuda a aumentar a energia e a libido, além de reduzir a fadiga.

Também é reconhecido por melhorar o desempenho nos exercícios físicos, aumentando a geração de ATP, responsável por fornecer energia aos músculos. Além disso, o Cordyceps ajuda a reduzir o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina.

LEIA MAIS: Conheça os tipos de azeite de oliva e veja como escolher o melhor

Reishi

O Reishi oferece inúmeros benefícios com mais de 400 princípios ativos. Rico em antioxidantes, fibras e beta-glucana, é geralmente recomendado para auxiliar no sistema imunológico. Além disso, possui outras aplicações, como ajudar na redução do estresse e promover o relaxamento, contribuindo para um sono mais tranquilo, conforme indicado em um estudo na revista Molecules.

E aí, vai explorar os benefícios do cogumelo medicinal? Lembre-se, a saúde começa com escolhas diárias. A inclusão desses cogumelos em sua rotina pode ser uma dessas escolhas benéficas.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.