Eclipse solar em 2024 será o mais visto da história. E no Brasil?

Fenômeno está previsto para o mês de abril e já atiça a curiosidade de cientistas e admiradores

Sim, haverá um eclipse solar em 2024! E não é um eclipse qualquer, mas o mais aguardado de toda a história! Previsto para o mês de abril, o evento já está chamando a atenção de cientistas e entusiastas.

Inicialmente, a Lua irá cruzar a trajetória do Sol no dia 08 de abril, bloqueando completamente sua visão. O eclipse começará a ser visível no México, passando em seguida pelos Estados Unidos e seguindo em direção à Terra Nova, no Canadá.

O que torna este eclipse tão especial?

O eclipse solar em 2024 traz diversas particularidades

Como aponta um artigo do Correio Brasiliense, o eclipse de abril terá uma duração dois minutos superior ao de 2017, que foi bastante semelhante. Além disso, a coroa solar, que é a camada externa do Sol, ficará um pouco mais visível.

Isso se deve à intensa atividade solar dos últimos tempos, o que resulta em um maior fluxo de energia, incluindo possíveis ejeções de massa coronal visíveis.

A cromosfera solar também estará mais brilhante e viva. Por isso, muitas pessoas que acompanharam o eclipse solar de 2017, bem como o lunar do ano passado, estão ansiosas pelo próximo evento.

LEIA MAIS: Filme de ação estreia na Netflix com grande aprovação. Confira!

Teremos um cometa junto ao eclipse?

De acordo com o mesmo artigo do CB, aqueles que observarem o eclipse solar em 2024 com binóculos terão a chance de avistar um cometa! Apesar da grande distância entre os dois corpos celestes, existe a possibilidade de uma observação conjunta.

E quando será o próximo eclipse solar? A previsão é somente para 2044, outro motivo para aguardar ansiosamente o que acontecerá em abril!

No entanto, não são apenas as características que fazem deste o eclipse mais observado da história. A própria trajetória do fenômeno abrange um público maior. Cerca de 31,6 milhões de pessoas que residem nos 322 km do caminho poderão avistá-lo.

Isso inclui regiões como Alasca, grande parte dos Estados Unidos e Havaí. Para efeitos de comparação, o número é praticamente o dobro do registrado no evento similar anterior. Além disso, pessoas que vivem fora deste trajeto podem observar o eclipse, embora de maneiras diferentes.

Infelizmente, o Brasil não será contemplado devido à trajetória. Por outro lado, teremos um eclipse parcial em 02 de outubro de 2024, visível em regiões do centro-sul.

Em seguida, está previsto outro eclipse parcial para fevereiro de 2027, que será visível nos estados da região Norte.

Ou seja, para presenciar o eclipse solar em 2024, será necessário viajar para os locais onde ele será visível!

 

Comentários estão fechados.