5 coisas que você jamais deveria fazer após as refeições, mas faz
Hábitos contraindicados por especialistas.
Muitas pessoas relatam certos incômodos após comer algo que não são considerados muito comuns. Apesar de desconfortáveis, em grande parte, eles são reversíveis ao se evitar alguns hábitos pós-refeições.
O que não deveria ser feito após se alimentar?
Esses hábitos devem ser evitados caso você tenha acabado de ingerir sua refeição.
Beber muito líquido
A maior parte da população brasileira tem o costume de acompanhar as refeições com algum tipo de bebida, como sucos, refrigerantes, alcoólicos ou até mesmo água. Geralmente, isso não é um problema, mas pode se tornar quando há exagero.
Isso porque ocorre uma dilatação estomacal inesperada e pode gerar problemas como:
- Dificuldade com digestão;
- Sensação de estufamento, azia e inchaço.
Leia mais: 5 melhores suplementos para a terceira idade para envelhecer bem
Ingerir bebidas ácidas
Algumas bebidas como o café tendem a aumentar a acidez do estômago, que já é ácido devido às substâncias que agem durante a digestão. Além disso, a cafeína encontrada nessa bebida atrapalha a absorção de nutrientes muito importantes.
Então, é importante esperar algumas horas até que a digestão esteja finalizada para tomar o famoso “cafézinho” da tarde.
Deitar depois de comer
Ademais, em alguns países, inclusive no Brasil, existe a cultura de deitar-se após o almoço para descansar. Contudo, essa prática pode ter como consequência um grande problema: o refluxo.
Além do desconforto, o refluxo recorrente pode gerar até mesmo úlceras perigosas no estômago e esôfago também.
Fazer atividade física pesada
Procure evitar realizar atividades que exigem muita energia quando ainda estiver fazendo digestão. Isso pode afetar, especialmente, as pessoas que sofrem com pressão baixa. Isso porque muito sangue é desviado para o sistema digestório após as refeições.
Evite fumar após comer
Por fim, é comum ver pessoas fumando logo após o almoço. Porém, isso pode prejudicar a absorção de vitaminas por conta da nicotina. A explicação para isso é que ela se conecta com o oxigênio utilizado na digestão, o que faz o processo ser mais demorado.
Comentários estão fechados.