9 dicas para quem quer morar sozinho se dar bem!
A experiência de morar sozinho traz autoconhecimento, mas sobretudo, responsabilidade e planejamento
Muita gente, principalmente os mais jovens, sonha em morar sozinha, seja por necessidade, vontade ou oportunidade. Sem dúvidas, essa é uma experiência incrível, sobretudo de crescimento pessoal. Mas, é também um grande desafio. Afinal, você terá que cuidar de tudo, desde as tarefas domésticas até as finanças. Impossível? Não! E, para te ajudar, trouxemos algumas dicas infalíveis para quem quer morar sozinho.
As situações em que uma pessoa vai morar só são inúmeras. Independência financeira, mudar de país ou apenas de cidade para estudar… Seja qual for, a experiência gera sentimentos conflitantes. Ou seja, ao mesmo tempo em que há empolgação, dá aquela ansiedade e insegurança de lidar com tudo sem ajuda.
Nada que algum planejamento e preparo não resolva. Então, vamos começar?
Primeiro passo: planejamento
E, falando em planejamento, em primeiro lugar, pense em tudo o que envolve sua mudança. Comece escolhendo um lugar adequado ao seu orçamento, necessidades e estilo de vida.
Sendo assim, pesquise a localização, infraestrutura, segurança e vizinhança. Em seguida, faça uma lista do que vai precisar levar, comprar ou alugar para a sua nova casa.
Ah, e não se esqueça de verificar as condições do imóvel, como instalações elétricas, hidráulicas, gás, internet, etc. Assim, não tem mais gastos com manutenções no futuro.
Leia mais: Com que idade a criança pode assistir TV? Confira aqui!
Personalize seu ambiente
Achou o lugar ideal? Então, após se mudar, é hora de deixar a casa com a sua cara. Decore o ambiente com cores, móveis, objetos e acessórios que combinem com você.
Para isso, use a sua criatividade e personalidade, criando um espaço aconchegante, confortável e funcional. Você pode, por exemplo, usar quadros, plantas, tapetes, almofadas e outros itens para dar mais vida e charme ao seu lar.
Estabeleça sua rotina independente
Uma das vantagens de morar sozinho é poder fazer o que quiser, quando quiser e como quiser. Ou seja, assistir ao seu filme favorito, ouvir música alta, receber amigos, namorar, cozinhar, jogar videogame, ler, estudar, trabalhar, dormir…
Mas lembre-se de que com a liberdade vem a responsabilidade. Você terá que cuidar da sua saúde, alimentação, higiene, organização, segurança e, sobretudo, convivência com os outros. Portanto, tenha limites!
Leia mais: 8 ideias de cozinha vintage que são puro afeto!
Dicas para quem quer morar sozinho
Mais do que planejamento e dia-a-dia, a vida de quem mora só envolve uma série de aspectos. Isso vai desde o preparo do cardápio semanal até não declarar estado de falência. Portanto:
- Aprenda a cozinhar pratos simples, saudáveis e saborosos. Preparar tudo em casa é mais econômico, nutritivo e divertido do que pedir comida fora.
- Faça uma planilha financeira para controlar seus gastos e receitas. Morar sozinho exige responsabilidade e organização financeira, mas também é uma forma de conquistar sua independência e liberdade.
- Mantenha sua casa limpa e arrumada, seguindo uma rotina de limpeza e organização. Você pode usar caixas, cestos, prateleiras e gavetas para guardar seus pertences e evitar a bagunça.
- Tenha um plano para quando ficar doente. Por isso, tenha sempre à mão remédios básicos, números de emergência e contatos de amigos ou familiares que possam te socorrer se necessário.
- Aproveite para aprender algo novo, por exemplo, tocar um instrumento, falar uma língua, fazer artesanato ou o que mais te interessar.
- Saiba passar suas roupas, afinal, essa é uma habilidade básica que vai te ajudar a manter suas peças sempre em bom estado
Com essas dicas, você vai ver que morar sozinho não é tão difícil quanto parece. Pelo contrário, é uma experiência única e enriquecedora, que traz crescimento, amadurecimento e, principalmente, autoconhecimento. Então, aproveite e curta a sua nova vida!
Comentários estão fechados.