Oscar: o filme que teve que devolver o prêmio após vencer. Veja mais!

Conheça o incidente único no Oscar, onde o vencedor teve que devolver o prêmio devido a uma violação das regras

A entrega do Oscar é um dos momentos mais aguardados e prestigiados no mundo do cinema. Anualmente, artistas e profissionais da indústria cinematográfica esperam pelo reconhecimento de seu trabalho. Mas houve um caso especial na história desse evento que se destaca.

Quando um vencedor teve que devolver o prêmio do Oscar

Em um episódio singular na década de 1960, o documentário “Young Americans” enfrentou uma situação inédita após vencer na categoria de Melhor Documentário.

O filme, dirigido por Alexander Grasshoff e produzido por Robert Cohn, retratava um grupo coral de jovens em suas viagens pelos Estados Unidos.

Na cerimônia de 1969, a produção foi celebrada e premiada, mas a alegria dos responsáveis durou pouco. A reviravolta aconteceu por uma questão técnica relacionada às regras de elegibilidade para a competição.

LEIA MAIS:

Segundo as normas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para um filme concorrer ao Oscar, é necessário que tenha sido exibido nos cinemas no ano anterior à cerimônia.

Assim, para concorrer ao prêmio em 1969, “Young Americans” deveria ter sido lançado em 1968. Porém, descobriu-se que o documentário foi exibido pela primeira vez em 1967, o que automaticamente o desqualificava da competição daquele ano.

A descoberta levou Gregory Peck, presidente da Academia na época, a fazer uma difícil ligação para Grasshoff e Cohn, solicitando a devolução do prêmio, um pedido certamente desafiador. A situação destacou a rigidez das diretrizes da Academia.

A cerimônia de entrega do Oscar deste ano acontecerá em 10 de março, com indicados como “Melhor Filme” incluindo obras como “American Fiction”, “The Anatomy of a Fall”, “Poor Things”, “Oppenheimer” e “Barbie”.

Wikipédia

Curtiu este conteúdo? Continue acompanhando-nos em nosso Blog Mundo Em Revista para mais novidades!

Comentários estão fechados.