Como economizar dinheiro com pequenos gestos
Muitas pessoas não tem controle sobre suas finanças, e isso pode gerar diversos problemas na vida. Veja como mudar isso.
Atualmente, é desafiador manter uma vida financeira estável. Os preços estão elevados, o dinheiro é escasso e os estímulos para consumir são intensos. Isso tem levado muitos brasileiros a contraírem dívidas que são difíceis de serem quitadas, levando a uma bola de neve complicada.
Muito disso acontece também devido à falta de controle financeiro e à falta de organização, aliados a hábitos caros que poderiam ser facilmente evitados. Se você está enfrentando tempos difíceis financeiramente, talvez seja o momento de rever os hábitos que o levam para uma situação pior.
Apresentamos alguns hábitos que você deve abandonar para sair do vermelho financeiramente, ou até mesmo para conseguir economizar e aproveitar a vida com consciência. Confira!
4 dicas para melhorar sua vida financeira
Tenha cautela com as assinaturas
Atualmente, existem assinaturas para tudo! Desde a entrega de compras em casa até caixas mensais com maquiagem ou produtos para a pele que você pode testar, passando pela assinatura de vinho, livros, serviços de streaming, aplicativos de música e até mesmo cursos dos quais você nunca assistiu uma aula.
Sim, algumas assinaturas facilitam muito a vida, mas cobram um valor alto para isso. Coloque no papel o que é realmente importante para você e quais assinaturas você aproveita de verdade, em vez de mantê-las apenas por prazer ou satisfação momentânea.
Evite comprar para satisfazer suas emoções
Muitas pessoas sentem prazer em escolher coisas novas e passar o cartão de crédito. No entanto, esse hábito pode prejudicar seriamente a saúde financeira e se tornar compulsivo.
Descontar frustrações ou outros sentimentos negativos nas compras pode ser extremamente perigoso para suas finanças. Portanto, sempre vá às compras de forma consciente e faça a si mesmo a pergunta se você realmente precisa do que está comprando ou se está apenas entediado e quer encontrar um momento de alegria momentânea.
Reduza suas compras online
Ter tantas opções ao alcance de um clique, sem precisar sair de casa, pode ser uma tentação para mentes consumistas. É importante ter um controle ainda maior ao fazer compras online, pois é muito fácil se perder e gastar mais do que o necessário.
A primeira dica é desinstalar os aplicativos de compras do seu celular, para evitar o impulso de visitá-los quando estiver entediado. A segunda dica é separar um budget fixo mensal para compras online e respeitá-lo.
Cozinhe em casa
Jantar fora ou pedir comida para entrega aumenta consideravelmente seus custos, apesar de ser mais prático. Se você quer realmente economizar, a melhor solução é comprar os ingredientes e preparar suas refeições em casa.
Deixe jantares fora e delivery para ocasiões especiais ou reserve apenas alguns dias na semana para sair da rotina alimentar. Você verá que esses momentos serão ainda mais especiais.
Comentários estão fechados.