Por que algumas crianças falam mais cedo? Não é o que pensa!

A explicação pode ir além do que você pensa.

A aquisição da linguagem é um marco fundamental no desenvolvimento infantil, com algumas crianças começando a falar mais cedo do que outras. Mas, por que algumas crianças falam mais cedo do que as outras?

Este fenômeno tem intrigado cientistas e pais por gerações, levando a diversas teorias sobre o que influencia a capacidade linguística precoce.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard oferece novas perspectivas sobre este tópico, utilizando uma abordagem inovadora de Big Data para analisar 40.000 horas de áudio de mais de mil crianças em seis continentes.

Assim, os resultados desafiam algumas noções prévias e apontam para fatores determinantes que podem explicar as variações na velocidade com que as crianças aprendem a falar. Portanto, confira a seguir.

Por que algumas crianças falam mais cedo? Fatores que influenciam na aquisição da linguagem

Antes de mais nada, tradicionalmente acreditava-se que o ambiente socioeconômico e fatores como o gênero e o multilinguismo desempenhavam papéis significativos na aquisição da linguagem. No entanto, o estudo de Harvard revela que esses fatores não têm uma correlação direta com a produção da fala nos primeiros quatro anos de vida.

Assim, surpreendentemente, a pesquisa indica que a quantidade de fala adulta que as crianças ouvem diariamente é um preditor mais forte para o desenvolvimento da linguagem. Portanto, crianças expostas a mais vocalizações de adultos tendem a falar mais cedo, desafiando a noção de que apenas fatores socioeconômicos influenciam esse aspecto do desenvolvimento infantil.

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A importância da interação com adultos

Assim, o estudo destaca a interação verbal com adultos como um fator importante para o desenvolvimento da linguagem. Crianças que ouvem mais palavras de adultos por hora mostram um aumento significativo na produção de vocalizações.

Este achado sugere que a qualidade e a quantidade da exposição linguística no ambiente imediato da criança são mais influentes do que se pensava anteriormente.

Além disso, o estudo abre caminho para novas abordagens em intervenções educacionais e terapêuticas. Isso porque enfatiza a importância da interação verbal rica e envolvente desde os primeiros anos de vida.

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