10 expressões redundantes que você pode estar utilizando sem saber
Uma comunicação eficaz exige clareza e concisão, mas a redundância compromete a fluidez e a elegância da linguagem.
Expressões redundantes surgem por um fenômeno linguístico que ocorre quando há uma repetição desnecessária de informações. Então isso torna o discurso excessivo e repetitivo. Em outras palavras, é quando algo é dito ou feito em excesso, mesmo que já tenha sido mencionado anteriormente ou acabe sendo óbvio para o contexto em questão.
Na gramática, a redundância se associa ao uso de diferentes palavras ou expressões para transmitir a mesma ideia ou raciocínio. Além disso, ela pode estar relacionada ao uso do pleonasmo, uma figura de linguagem que intensifica a ideia de um termo através da repetição de palavras ou da própria ideia contida nelas. Nesse caso, o pleonasmo é uma forma específica de redundância que busca enfatizar uma ideia, mas sem adicionar qualquer informação nova.
10 expressões redundantes que você pode estar utilizando
É importante evitar a redundância na comunicação escrita e verbal, buscando sempre ser claro e conciso, utilizando apenas as informações necessárias para transmitir a mensagem de forma eficaz. Por isso, separamos 10 expressões redundantes para você fugir delas!
1. Há muito tempo atrás
A expressão “há muito tempo” já indica um período passado, tornando o termo “atrás” desnecessário. Portanto, dizer “há muito tempo atrás” é redundante, pois “há muito tempo” já representa um período anterior ao presente.
Leia mais: 7 erros de português que acabam com a sua imagem no trabalho
2. Monopólio exclusivo
“Exclusivo” indica algo único, que pertence a uma única entidade, tornando o adjetivo “monopólio” desnecessário. Portanto, dizer “monopólio exclusivo”, essa frase é redundante, pois monopólio já representa uma exclusividade.
3. Encarar de Frente
A expressão “encarar de frente” é outra redundância que devemos evitar. “Encarar” já implica olhar diretamente para algo ou alguém, tornando o adjetivo “de frente” dispensável.
4. Metades Iguais
Quando algo é dividido pela metade, as partes já são naturalmente iguais.
Leia mais: ‘Supimpa’? 7 palavras que não usamos mais no dialeto português
5. Consenso Geral
”Consenso geral” já implica em uma concordância universal. Portanto, não é necessário dizer que ele é geral.
6. Canja de galinha
Todas as canjas, obrigatoriamente, serão de galinha.
7. Experiência Prévia
Outro exemplo comum de expressão redundante é “experiência prévia”. Qualquer experiência mencionada será sempre anterior ao momento da fala, então prévia, que também quer dizer ”anterior”, não deve ser combinada está palavra.
8. Exportar para fora
Exportar, por si só, já quer dizer que é levar algo para outro país, portanto, uma exportação só pode ser para fora.
9. Protagonista principal
Dizer “protagonista principal” é redundante, pois protagonista já implica a principal figura em uma história ou evento.
10. Certeza absoluta
A palavra ”certeza” expressa significa convicção total de algo, dispensando o uso da complementação ”absoluta”.
Comentários estão fechados.