Você sabe qual o significado da bandeira da Estônia?

Uma das bandeiras mais bonitas da Europa tem cores que revelam muito da sua história

Atualmente, existem 195 países em todo o mundo, entre países membros e observadores, segundo a ONU. Cada um, claro, possui sua bandeira. Mas, ainda há aquelas que não representam nações, mas também organizações, regiões e entidades. Ou seja, há uma infinidade delas, cada uma com suas cores, desenhos e símbolos simples. Mas, que na verdade, trazem significados profundos e vezes complexos que nem todo mundo conhece. Você, por exemplo, sabe qual o significado da bandeira da Estônia?

Antes de tudo, vale saber que existe uma ciência por trás do estudo das bandeiras. Trata-se da vexilologia, disciplina que desempenha um papel essencial na interpretação desses símbolos carregados de história.

Mas, por que trouxemos, especificamente, o significado da bandeira da Estônia? Inicialmente, as três faixas horizontais de cores distintas são um exemplo emblemático de como uma simples combinação de cores pode conter histórias. Mais ainda, valores e aspirações de uma nação.

A história da bandeira da Estônia?

A bandeira da Estônia, com suas faixas horizontais azul, preto e branco, simboliza a luta do país pela soberania. Originada no final do século XIX pela associação estudantil Virona, a bandeira foi adotada na primavera de 1884 e tornou-se um emblema nacional. Especialmente durante as revoluções de 1905 e 1917 e o VII Song Festival.

Com suas cores azul, preto e branco, tornou-se um símbolo nacional quando a Estônia declarou sua independência em 24 de fevereiro de 1918. O governo provisório oficializou a bandeira em 21 de novembro de 1918.

O primeiro hasteamento, então, foi na torre Tall Hermann em 12 de dezembro do mesmo ano.

Contudo, durante a ocupação soviética em 1940, os símbolos nacionais estonianos foram proibidos e substituídos pelos soviéticos. Nesse período, possuir ou hastear a bandeira estoniana era um ato criminoso, punível com prisão ou até mesmo a morte.

Isso durou até 1991, quando o país finalmente conquistou sua independência e soberania. Desde 2004, a bandeira da Estônia é exibida junto das bandeiras nacionais de outros estados-membros da União Europeia e da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Leia mais: 5 idiomas mais falados no Brasil, além do português

O significado das cores da bandeira da Estônia reflete a profunda conexão do país com a natureza e sua história. O azul, por exemplo, simboliza o céu limpo, o mar Báltico e os lagos de água doce.

Já o preto representa o solo fértil e as florestas escuras e densas, que cobrem mais da metade do território estoniano. Por fim, o branco evoca a neve do inverno e as noites brancas de verão.

No entanto, além desses significados naturais, muitos estonianos atribuem às cores azul e branca um sentido mais espiritual de lealdade e iluminação. Ambas simbolizam a resiliência do povo estoniano diante das adversidades enfrentadas ao longo da história.

Ademais, a Organização Mundial da Saúde também reconhece a Estônia por ter um dos ares mais limpos do mundo, o que reforça a importância da natureza para o país.

Leia mais: Qual o país mais inteligente do mundo? Confira o ranking!

Onde fica a Estônia

Agora que você já conhece o significado da bandeira da Estônia, que tal saber onde fica o país? O território está no norte da Europa, na fronteira com o Mar Báltico e a Letônia ao sul.

Hoje, o país báltico tem fama por sua economia digital avançada e paisagens naturais de impressionante beleza, forjou uma identidade única que se reflete vividamente em sua bandeira.

A capital, Tallin, preserva sua história medieval nas ruas, campanários e telhados do Centro Histórico. Ah, e para quem gosta de criaturas míticas, diz-se que a Estônia é o lar dos unicórnios!

Comentários estão fechados.