10 sinais de câncer que muita gente ignora (mas, não deveria)!
Perda de peso sem motivo aparente e mesmo suor noturno podem indicar algum tipo de câncer
O câncer é, indiscutivelmente, uma das doenças mais complexas e desafiadoras da humanidade. Com mais de 200 tipos já catalogados, segundo o Instituto Oncoguia, cada um tem suas características e, consequentemente, sintomas e desafios. Mas, embora se fale tanto dos indícios clássicos, há alguns sinais de câncer que muita gente ignora.
De fato, toda essa diversidade nos tipos de câncer traz, claro, a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para tratamento e, sobretudo, prevenção. Essa preocupação se dá, principalmente, pelos números alarmantes no que toca à doença. Somente no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer espera 704 mil casos novos, por ano, até 2025.
Por isso, é tão importante ter atenção aos menores sintomas. Afinal, o tratamento do câncer é uma corrida contra o tempo e quanto mais cedo se descobre, maiores as chances de cura.
10 sinais de câncer para ter atenção
Desconforto gástrico e mal-estar abdominal
Embora também sinalizem outras doenças, desconfortos persistentes na região superior do abdome ou má digestão crônica podem indicar câncer gástrico. Aliás, este é o quarto mais comum entre indivíduos do sexo masculino. Vale ressaltar que os homens têm uma probabilidade duas vezes maior de desenvolvê-lo em comparação às mulheres.
LEIA MAIS: 6 sinais de que você está no caminho certo para o sucesso!
Transpiração excessiva à noite
Ok, na onda de calor que assola o Brasil, não é incomum transpirar durante o sono. Isso se dá tanto devido a fatores como a temperatura ambiente ou a presença de outra pessoa na cama. No entanto, acordar frequentemente com o corpo coberto de suor é um dos sinais de câncer. A transpiração noturna excessiva pode indicar a presença de cânceres como:
- Linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin
- Leucemia
- Tumores carcinoides
- Câncer ósseo
- Mesotelioma
- Tumores de células germinativas
- Câncer renal
- Câncer de próstata
Portanto, é bom ficar de olho nisso, hein?
Dor frequente nas costas é um dos sinais de câncer
Embora seja menos frequente (e nem sempre indique câncer), aquela dor persistente nas costas pode aparecer em estágio avançado de algum tipo de tumor maligno. O câncer de próstata, por exemplo, pode ter metástase para os ossos das regiões dorais, como quadris, pernas e lombar.
Aquela tosse que não para
Mudanças climáticas e exposição à poeira e ar-condicionado, por exemplo, trazem tosse constante. No entanto, aquela que jamais para, seja qual for o clima, pode ser um dos sinais de câncer pulmonar.
Embora o tabagismo e a exposição secundária à fumaça do tabaco sejam fatores de risco, mesmo mesmo quem nunca fumou pode ter este tipo de câncer. Infelizmente, é o terceiro mais prevalente entre os homens no Brasil, conforme dados do Inca.
LEIA MAIS: 7 alimentos para cuidar dos rins que precisam entrar na sua dieta
Manchas e nódulos
Aqui, está um dos maiores sinais de alerta para o câncer. Da mesma forma que as mulheres devem estar atentas a nódulos nas mamas, os homens devem observar o surgimento de nódulos pelo corpo. Isso inclui mamas e testículos, por exemplo. No mundo todo, o câncer de testículo representa 1% dos tumores em homens.
Também são preocupantes alterações súbitas no tamanho ou na forma de manchas também. Neste caso, são sinais de câncer de pele.
Presença de sangue nas fezes é um dos sinais de câncer
Ok, nem sempre sangue nas fezes indica câncer, mas jamais deve ser ignorado. Ou seja, sempre vai indicar algum tipo de problema de saúde. Por isso, é aconselhável buscar orientação médica para investigar a causa.
Perda de peso sem motivo aparente
Normalmente, a pessoa perde peso quando segue uma dieta, pratica exercícios físicos ou mesmo por motivos emocionais. Contudo, uma redução súbita e inexplicável merece atenção, pois pode ser um sinal de câncer. Afinal, quase todas as formas da doença podem provocar essa alteração no peso corporal.
Cansaço extremo
Assim como a transpiração, a fadiga é um sintoma comum na pessoas. De modo geral, pode ter diversas causas, como privação de sono, alimentação inadequada ou carência de certas vitaminas.
No entanto, se o cansaço persistir mesmo após um descanso prolongado, isso pode ser um dos sinais de câncer. A fadiga relacionada à doença, a propósito, pode ser complexa e resultar de múltiplos fatores, variando de pessoa para pessoa.
LEIA MAIS: Como usar a técnica Pomodoro para aumentar a produtividade e diminuir o estresse!
Mudanças nos padrões intestinais
Tanto uma prisão de ventre mais severa quanto adiarreia recorrente podem ser sinais de câncer intestinal ou retal. A distinção entre um sintoma e um evento comum reside na frequência com que ocorre. Da mesma forma, mudanças repentinas no funcionamento do intestino.
Sangue na urina é um dos sinais de câncer mais frequentes
Ainda que infecções de urina também provoquem sangramento, câncer de bexiga ou próstata também têm este sintoma. O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens no Brasil, com mais de 71 mil novos casos e mais de 16 mil óbitos anuais, segundo o Inca.
Importante ressaltar que nem todos os sinais acima são, exatamente, de câncer. Logo, qualquer sintoma precisa de avaliação médica para descartar a doença, descobrir uma condição subjacente ou iniciar um tratamento precoce.
Comentários estão fechados.