Por que os gatos ronronam? É fofo, mas não só isso
O ronronar é uma forma de se comunicar, não apenas relacionado a situações de bem-estar
Se você gosta de gatos, certamente já se encantou com o som reconfortante do ronronar quando eles estão contentes. Mas já se perguntou por que os gatos ronronam? Esse som peculiar, que nos remete a um motorzinho afetuoso, é mais do que um mero sinal de felicidade. Trata-se de uma linguagem complexa que revela muito sobre o estado emocional e físico de nossos companheiros peludinhos.
Por que os gatos ronronam?
A princípio, os gatinhos começam a ronronar desde muito jovens, alguns dias após o nascimento. Os felinos nascem cegos e surdos, permanecendo assim por até duas semanas. Portanto, essa é uma forma de se comunicar com a mãe e, assim, indicar onde estão e do que precisam.
Porém, este comportamento segue pela vida adulta, ainda que junto a outros sons, como grunhidos suaves. Daí, ronronam para dizer às pessoas tutoras que estão com fome ou algum desconforto.
Vale lembrar que a vibração é muito suave e de baixa frequência para ser ouvida a longa distância. Só para ter uma ideia, fica entre 25 e 30 Hz. Portanto, é mesmo uma forma de interação com o mundo à volta do bichinho.
De fato, essa vibração de baixa frequência nos gatos geralmente se associa a situações sociais positivas, por exemplo, calma, gentileza e cuidado. Quer um exemplo?
Quando estão se preparando para dormir e acham um cantinho especial, começam a “amassar pãozinho” com as patinhas da frente. Preste atenção, pois geralmente, também vem o barulhinho do ronronar!
Veja, também, que há uma linguagem corporal específica, como o relaxamento dos músculos faciais e olhos semi-cerrados. Mas, o som não é sempre sinônimo de tranquilidade.
Como comentamos, indicam também fome, além de situações de estresse e dor ou fome. Por isso, existem especulações sobre o potencial curativo do ronronar, embora não haja evidências científicas sólidas que o comprovem.
Ainda, os gatos também podem emitir esse som quando estão tristes. Sobretudo, quando o ronronar acompanha um miadinho mais desmotivado. Assim, funciona como uma forma de consolo.
Leia mais: 5 sinais claros de que seu gato está muito feliz com você
Posso fazer meu gatinho ronronar?
Ainda que sejam verdadeiros mistérios, deu para ter uma ideia de por que os gatos ronronam, né? Mas, de onde, exatamente, vem o som? Inicialmente, os felinos usam os músculos de sua laringe e diafragma para isso.
Sendo assim, ao contrário de outras vocalizações, esse ronronar pode ocorrer não apenas quando exalam a respiração, mas também durante a inalação. E dá para fazer um gato ronronar?
Primeiramente, é preciso que o animal se sinta confortável e seguro. Proporcionar um ambiente tranquilo e livre de estresse, além de oferecer carinho e afeto, é muito mais importante do que ouvir o motorzinho de fofura.
Mas, há, sim, algumas áreas que o felino aprecia carícias, como atrás das orelhas, ao redor do queixo ou nas costas. Esses gestos podem induzi-lo a ronronar de satisfação, sobretudo por ter a confiança e conforto em relação à pessoa tutora.
No entanto, um gatinho também pode gostar de carinhos em outras partes do corpo. Ademais, costumam expressar sua satisfação ronronando, esfregando-se contra o tutor ou tutora e movendo suavemente a cauda de um lado para o outro.
Então, entendeu por que os gatos ronronam? Tem algum felino em casa? Como ele se comporta nos momentos de fofura?
Comentários estão fechados.